Giuliano Dragone
Presidente do SINDCON

 

Chegamos ao final de 2015, época de fazermos um balanço de nossa gestão à frente do SINDCON, que se encerra agora, em dezembro.

Nesses últimos dois anos, procuramos fazer com que o nosso Sindicato tivesse uma gestão moderna, participativa, voltada para atender as reais necessidades dos associados.

Ao longo desse período em que estivemos na liderança do SINDCON, o trabalho foi conduzido a partir de um planejamento estratégico, que, há dois anos, em 2013, havia sido definido como o eixo de atuação para fazer cumprir as prioridades do Sindicato, em diferentes áreas: gestão, tecnologia e inovação e comunicação.

A partir dessas diretrizes, arregaçamos as mangas e passamos à realização do que havia sido planejado. E, ao longo desses últimos dois anos, o SINDCON obteve muitas conquistas.

m dos trabalhos mais significativos foi a implantação da coleta de informações para alimentar o SPRIS (Sistema de Informações do Segmento Privado do Setor de Saneamento). Os números – apurados entre os associados e consolidados de acordo com metodologia científica específica para a formação de banco de dados – são hoje uma referência para o setor de saneamento, sendo publicados periodicamente no anuário da ABCON (Panorama da Participação Privada no Saneamento). E já estamos na terceira coleta!

Outra iniciativa da qual nos orgulhamos, que já está dando frutos e se consolida, é o Prêmio Sustentabilidade, que voltará a ser entregue em 2017, mas que já estará aberto para inscrições no próximo ano. Em 2015, logo na primeira edição, foram avaliados 44 projetos.

Não podemos esquecer, ainda, dos Cursos de Capacitação, que abordaram diversos temas, de sociedades em rede à gestão de recursos hídricos, e qualificaram centenas de pessoas. Foram atividades totalmente gratuitas e muito enriquecedoras, tendo sido muito bem avaliadas pelos participantes.

Com relação à comunicação, a busca pela modernidade e a necessidade de estarmos em sintonia com a era digital nos levaram a implementar o relacionamento a partir das mídias sociais, uma rede que se amplia constantemente e pela qual circulam informações valiosas para quem atua nas concessionárias privadas de saneamento.

Outra frente de comunicação inaugurada em nossa gestão foi esta publicação, a revista Canal SINDCON, que já está contribuindo de forma efetiva para a aproximação entre o Sindicato e seus associados.

Em 2016, o SINDCON completa 15 anos, e queremos comemorar a data com muito mais gente participando de nossas atividades, como o ENA – Encontro Nacional das Águas, o Prêmio Sustentabilidade e outras iniciativas.

Gostaria de agradecer a todos os que nos auxiliaram nessa caminhada e permitiram que o SINDCON pudesse ampliar seus horizontes durante a nossa gestão. Acredito que o trabalho para atingir o associado em todos os níveis foi a marca dos últimos dois anos.

Estarei por perto, sempre disposto a contribuir com o nosso Sindicato. Afinal, ele pertence a todos nós.