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  • Edição 10

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    Artigo

    Gestão da qualidade

    em 08 de Dezembro de 2017

    AMBRA NOBRE SINKOC

    Especialista em Gestão de Qualidade

    Mudanças no cenário nacional e mundial, embora imprescindíveis para o desenvolvimento do comércio e das empresas, trazem todos os dias novas exigências às quais as empresas mais cedo ou mais tarde terão que se adaptar.

    Ponderemos: para que produtos e serviços possam ser fabricados e/ou executados com qualidade, em qualquer lugar do mundo, devem ser estabelecidos rigorosos padrões de realização, de maneira a garantir que irão atender às exigências dos diferentes mercados consumidores.

    Desta forma, podemos afirmar que a gestão da qualidade é uma ferramenta atual para se manter os processos organizados e controlados nas empresas. A abordagem proposta pela gestão da qualidade baseada em processos é, sem dúvida, uma forma eficaz de se manter a cultura da qualidade viva dentro das organizações, além de permitir o controle efetivo dos principais pontos críticos que impactam na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

    A gestão da qualidade traz inúmeros benefícios a todas as partes envolvidas e, portanto, deve ser um processo natural e desejado pelas empresas.

    Assim, podemos afirmar que:

    – Um bom desenho dos processos e de seus inter-relacionamentos,

    – a identificação de seus pontos críticos de controle,

    – a definição de indicadores de desempenho,

    – a capacitação e sensibilização das pessoas envolvidas, principalmente da alta direção, e

    – a implementação de melhoria contínua…

    …constituem uma poderosa ferramenta de gestão da qualidade para toda empresa que busca qualidade e excelência em seus produtos e serviços. A prática de controles, análise crítica e melhoria contínua são, e continuarão sendo, o tripé que sustenta a longevidade das empresas no mercado.

    Podemos concluir que a gestão da qualidade traz inúmeros benefícios a todas as partes envolvidas e, portanto, deve ser um processo natural e desejado pelas empresas. A cultura da qualidade deve ser disseminada e reforçada, despertando a percepção dos colaboradores, clientes e sociedade de sua relevância, bem como para as oportunidades e benefícios para todos os envolvidos neste processo.

    Podemos ir além e afirmar que um país é tão mais evoluído quanto mais disseminado, em sua população, o reconhecimento das vantagens de se ter à disposição produtos e serviços de qualidade.

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