ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Edição 01

    ANO I - DEZ/2014 A MAR/2015

    /

    Prêmio

    Ideias inovadoras serão premiadas

    em 21 de Dezembro de 2017

    O mundo é feito de novas ideias! Imagine só quanta gente talentosa e criativa existe se juntarmos mais de 100 empresas, que reunidas tem mais de cinco mil pessoas trabalhando todos os dias? Pois é. A boa notícia é que essa é uma realidade do nosso próprio segmento.

    Com o lançamento do Prêmio Sustentabilidade 2015, o SINDCON criou um benefício direto para quem trabalha nas empresas privadas de saneamento e, ao mesmo tempo, encontrou um meio de descobrir esses talentos. O Prêmio acontecerá a cada dois anos, intercalando-se com o ENA – Encontro Nacional das Águas.

    Na verdade, trata-se de abrir o mais importante espaço já oferecido pelo setor, para pessoas que são participativas, que gostam de serem ouvidas e, mais, que sentem orgulho em ver suas ideias colocadas em prática.

    “Queríamos uma maneira de reconhecer as ações sustentáveis que sejam relevantes, para depois podermos divulgá-las, inclusive para que sirvam de exemplo para todas as empresas”, confirma Giuliano Dragone, Presidente do SINDCON.

    Pessoas que param para pensar com mais profundidade sobre a rotina de trabalho, imaginando maneiras diferentes de agir, são as que têm boas chances de acabarem descobrindo práticas melhores, que podem ser implantadas para gerar resultados positivos e importantes para si mesmas e para as atividades sustentáveis das empresas. Ideias podem surgir a partir dessa reflexão, por exemplo, durante a leitura de um hidrômetro, nos processos técnicos, nas ações de relacionamento comunitário, no destino dos resíduos, no combate ao desperdício, na gestão financeira e em centenas de outras situações.

    Sim, centenas de situações. Isso porque “sustentabilidade” é algo que vai muito além da ideia de preservação do ambiente. Entender o que é sustentabilidade fica mais fácil quando traduzida para situações práticas. “Esgotar recursos naturais não é sustentável”, diz em seus artigos Oded Grajew, que é Presidente Emérito do Instituto Ethos, uma famosa associação dedicada ao assunto.

    “Reciclar e evitar desperdícios são”. Poluição é insustentável. “Ar e águas limpas são sustentáveis”, completa Oded.

    Sustentabilidade é tudo o que se mantém, mas pode melhorar ao longo do tempo. Por isso, para englobar o máximo de ideias possíveis, o Prêmio Sustentabilidade 2015 do SINDCON abriu três categorias.

    Na “Institucional”, valeram aquelas que melhoram a imagem, o relacionamento e sustentam o crescimento da empresa. Já na categoria “Gestão”, puderam ser inscritos projetos de recursos humanos, controle e performance, suprimentos, finanças, qualidade, segurança do trabalho, comunicação interna e gestão de clientes. E na categoria “Técnica”, valeram os projetos que inovam a operação e manutenção dos sistemas, como soluções tecnológicas, de automação e monitoramento, entre outros.

    Os projetos já inscritos serão analisados por um júri de especialistas do setor, e os vencedores de cada categoria vão receber R$ 15 mil cada um. Os segundos e os terceiros, também por categoria, ganharão troféu de premiação. “E todos terão certificados como participantes ou finalistas na cerimônia de premiação, que será em 2015”, conclui Giuliano Dragone, do SINDCON.

    Para mais informações, visite o site www.abconsindcon.com.br/premio ou a página do Facebook do Prêmio.

     

    Feita a inscrição, veja os 5 passos para você escrever seu projeto e enviá-lo para concorrer ao Prêmio Sustentabilidade 2015.

    Compartilhe: