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  • Edição 14

    Ano VI - MAI a AGO/2019

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    Comunicação

    Inovação no diálogo com o usuário

    em 29 de Maio de 2019

    É importante que as concessionárias de saneamento se atualizem e ofereçam canais de comunicação modernos para seus clientes.

    O início dos anos 2000 foi marcado pela revolução tecnológica provocada pela popularização dos computadores pessoais e da internet. Agora, a partir desta última década, essa revolução se tornou ainda mais acelerada pela presença constante dos smartphones na vida de grande parte da população.

    Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, realizada em 2018, o Brasil possui mais de 306 milhões de aparelhos portáteis em uso, considerando celulares, tablets e notebooks. Deste total, 220 milhões são smartphones, o que resulta em praticamente um celular por habitante do país.

    Diante desse cenário, é cada vez mais importante que as concessionárias de saneamento se atualizem e ofereçam canais de comunicação modernos para seus clientes. Um destes canais, já utilizados pela maioria das empresas, são as páginas em redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Elas permitem que os usuários se mantenham atualizados com as ações das concessionárias, além de facilitar o contato entre a população e as equipes de comunicação das empresas.

    Recentemente, a concessionária Itapoá Saneamento (SC), do grupo Iguá Saneamento, passou a disponibilizar aos seus usuários um número de WhatsApp para receber dúvidas e notificações de ocorrências como vazamentos. Trata-se de uma forma simples e eficaz de dinamizar a comunicação da empresa e oferecer um serviço adicional aos cidadãos.

    Indo mais além, o grupo Aegea Saneamento desenvolveu um aplicativo para celulares, disponível para as pessoas atendidas por suas concessionárias. Batizado como Águas App, o aplicativo está disponível nos sistemas operacionais IOS e Android. O Águas App permite ao consumidor acessar e requisitar serviços sem sair de casa. O usuário pode ter acesso a segunda via de contas, realizar pagamentos via código de barras e débito automático, verificar o histórico de consumo, conferir o cronograma das próximas leituras, esclarecer dúvidas, acompanhar os status das solicitações em aberto e informar a concessionária sobre vazamentos ou obstruções de rede.

    De acordo com a coordenadora de comunicação da concessionária Águas de Manaus, Juliana Matos, o objetivo é promover a inovação dos serviços e também garantir o relacionamento mais eficaz da concessionária com os usuários. “Buscamos inovar com os canais de comunicação para melhor atender nossos clientes e proporcionar maior acesso por meio das plataformas digitais que estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas”, afirmou.

    A inovação na comunicação institucional e no relacionamento com a população é, desta forma, cada vez mais essencial para oferecer um serviço moderno, ágil e dinâmico. Assim, não só as redes sociais despontam como meios de comunicação, mas os próprios sites e aplicativos das concessionárias.

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