ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Edição 10

    /

    Capa

    Melhoria contínua

    em 09 de Dezembro de 2017

    Dragone: programas de gestão da qualidade devem ser estimulados

    A gestão da qualidade envolve um processo de melhoria contínua que é característica do próprio conceito de qualidade. O incentivo à implantação de modelos de gestão baseados nas normas ISO é uma prática disseminada entre as concessões privadas de saneamento.

    Na CSJ – Cia. Saneamento de Jundiaí, por exemplo, já foram implantadas as normas ISO 17.025 (acreditação de laboratórios) e a ISO 14.001 (certificação em gestão ambiental), o que proporcionou muitos aprendizados à equipe – por meio de treinamentos – e benefícios à operação. “Qualidade não custa mais caro e até permite economizar com a redução de desperdícios e de retrabalho”, assegura Luiz Pannuti, da CSJ.

    No grupo GS Inima Brasil acontece processo semelhante. “A empresa estimula a implantação desses modelos de gestão”, confirma o diretor técnico do grupo, Giuliano Dragone. As operações mais maduras da GS Inima são certificadas pela ISO 9001 (gestão da qualidade) e algumas também possuem o certificado da ISO 18001 (segurança no trabalho).

    PNQS é oportunidade

    Realizado pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), o PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento é uma ferramenta que tem demostrado a eficácia para a melhoria e o aperfeiçoamento dos processos de gestão nas empresas que atuam no setor. A iniciativa é reconhecida pela IWA – International Water Association. Uma de suas principais características é incentivar a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais.

    A edição 2017 teve sua cerimônia de premiação realizada em novembro. Entre os vencedores estiveram, por parte do segmento privado, a concessionária Águas de Itapema e a empresa Trail.

    Para 2018, o SINDCON, em parceria com a ABES, incentivará uma maior participação das concessionárias do segmento privado. Acompanhe os informativos e o portal da ABCON/SINDCON para saber mais sobre essa oportunidade de difundir o trabalho e evoluir na gestão da qualidade.

    LEMBRE-SE:

    Está disponível ao associado o eBook “Métodos, Sistemas e Gestão por Processos”, que foi construído durante o Workshop de Gestão e Controle Operacional do SINDCON realizado em julho, em São Paulo.

    O material traz conceitos da gestão estratégica do negócio, gestão por processos, gestão da qualidade e indicadores, com exemplos reais mapeados pelos participantes, vivência e conhecimentos técnicos dos processos dos ciclos dos serviços de água e esgotamento sanitário. Acesse aqui.

     

    Compartilhe:
    Translate »