ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Edição 13

    ANO V - DEZ/2018 A MAR/2019

    /

    Na Rede

    Na Rede

    em 18 de Dezembro de 2018

    UMA GERAL DO SANEAMENTO PELO BRASIL
    Apresentada em novembro, a nova plataforma digital da CNI – Confederação Nacional da Indústria – mostra, de forma interativa e dinâmica, um retrato detalhado dos serviços de água e esgoto em todo país, evidenciando a deficiência no atendimento enfrentada pela população brasileira.

    O infográfico “A realidade do saneamento básico no Brasil” é dinâmico e interativo. A ferramenta oferece um perfil completo dos serviços de água e esgoto no país, além de dados de investimentos e exemplos bem-sucedidos de municípios que recorreram à iniciativa privada para ampliar o atendimento à população.

    Os principais dados estão lá: cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada. Metade da população não tem acesso aos serviços de coleta de esgoto. Dos efluentes coletados, apenas 45% são tratados. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
    (IBGE), mostram que, além disso, 1.935 dos 5.570 municípios brasileiros, ou 34,7% do total, ainda registram epidemias ou endemias relacionadas à falta ou à deficiência de saneamento básico.

    O SINDCON e o ITB também desenvolveram estudos semelhantes, com dados específicos de cada estado brasileiro. O próximo passo das entidades é conciliar os três estudos, a fim de garantir a legitimidade e consistência das informações, e na sequência, difundi-los junto aos governos estaduais e municipais, com o intuito de comprovar a necessidade de se retomar o projeto de modernização do marco legal do saneamento iniciado pelo governo federal.

    PIADA?

    Um dos vídeos recentes do canal Porta dos Fundos traz um alerta, em tom jocoso, mas impactante, sobre a situação do saneamento no Brasil. O vídeo é cômico, mas a realidade é trágica. Assista já!

    CONHEÇA A MARINA

    Enquanto escova os dentes, Marina é avisada pela mãe que se deixar a torneira pingando, os peixinhos ficarão sem água. Ela começa, então, a refletir sobre as consequências da não preservação do recurso hídrico. O vídeo “Marina Submersa” é uma realização de Ana Julia Travia, Hannah Sati, Luciana Bonassi e Marcela Návia, e pode ser visto aqui.

    JOGO DA MEMÓRIA DOS ODS – AQUI, TODO MUNDO GANHA

    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam a união dos desejos da sociedade, governo e empresas por um mundo melhor. Por meio de um grande processo de consulta global, foram definidos 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030. O processo foi capitaneado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas reúne os desejos de governos, empresas e sociedade civil.

    O primeiro passo para implementar essa agenda é que todos se familiarizem com os ODS, entendendo de que forma podemos apoiar cada uma das causas. E para conhecê-los, que tal utilizar uma forma lúdica e prazerosa? No aniversário de 3 anos dos ODS, convidamos todos a voltar a ser criança em um jogo da memória muito especial! Baixe agora!

    Compartilhe:
    Translate »