ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Edição 14

    Ano VI - MAI a AGO/2019

    /

    Editorial

    O saneamento tem pressa

    em 29 de Maio de 2019

    A equipe do SINDCON esteve envolvida nos últimos meses em um grande desafio: mergulhar nos dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) e do SPRIS (Sistema de Informações do Segmento Privado do Setor Saneamento) para fazer uma radiografia da situação do setor em todos os estados brasileiros.

    Esse trabalho resultou numa série de comparativos inéditos que fazem parte do recém-lançado Panorama da Participação Privada no Saneamento 2019, uma publicação que o SINDCON, em parceria com a ABCON, leva anualmente a toda a sociedade para esclarecer quais são as grandes necessidades do setor.

    O novo Panorama, já disponível no site da ABCON/SINDCON (www.abconsindcon.com.br), chega num momento decisivo em que se discute em Brasília o novo marco legal do saneamento. Dessa forma, nós do SINDCON, trazemos uma contribuição técnica para o debate, demonstrando, em cada Unidade da Federação, a real situação dos níveis de cobertura dos serviços à população.

    O SINDCON defende a valorização do saneamento como política pública, e nosso engajamento com a informação e conscientização sobre esse assunto é bem representado pelo Panorama, destaque desta edição.

    Ainda em Brasília, prosseguem as audiências para a revisão do Plansab – Plano Nacional de Saneamento Básico. É importante que o novo Plansab tenha uma visão mais realista da demanda por universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil, com revisão das metas de investimento e a abertura para uma maior participação da iniciativa privada nesse esforço, que hoje remonta a um investimento médio de R$ 22 bilhões por ano no saneamento até 2033, um valor que equivale ao dobro do total que o setor tem investido nos últimos anos. Ampliar as concessões e parcerias privadas é uma alternativa que se torna cada vez mais indispensável para o Brasil reverter esse déficit.

    Por fim, é com visão de futuro – e muita satisfação – que anunciamos a realização da terceira edição do Prêmio Sustentabilidade, aberto às inovações de nossos associados nas categorias Gestão, Técnica e Institucional. Esta edição da revista Canal traz todas as informações sobre essa iniciativa, que premiará no segundo semestre os projetos inovadores e criativos dos profissionais das concessionárias privadas.

    É hora de mostrar nossa capacidade para mudar o saneamento do país!

    Compartilhe:
    Translate »