ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Edição 15

    ANO VI - OUT/2019

    /

    Capa

    Os vencedores na categoria INSTITUCIONAL

    em 30 de Setembro de 2019

    1º Lugar
    Pantanal Saneada #Dignidade #Direito Universal #Saúde

    Empresa: Águas do Mirante
    Líder: Maria Aparecida Draheim
    Equipe: Adriana Pereira, Valdir Alcarde Jr.

    Projeto pretende ressignificar a Comunidade Pantanal frente à crítica realidade enfrentada por melhores condições básicas de dignidade humana e qualidade de vida, permitindo a segurança no abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto e promovendo a diminuição de exposição da comunidade a fatores de riscos sanitários e vetores de veiculação hídrica.

    Ressignificar a Comunidade Pantanal foi um esforço em várias frentes. Inicialmente foi realizado o mapeamento da área, identificando cada uma das residências que deveriam ser conectadas à rede de coleta de esgoto. Em seguida, foram inseridas no planejamento reuniões com a comunidade para que todos soubessem das modificações que seriam implantadas no território e quais benefícios a rede coletora de esgoto traria para a saúde da comunidade e para o meio ambiente. No total, a obra consistiu na construção de 1.632 metros de rede coletora, 41 poços de visita e 332 ligações e ramais de esgoto.

    O impacto ambiental resultante da ação torna-se relevante frente à quantidade de esgoto que era despejado diretamente no ribeirão, e que agora é coletada e encaminhada à Estação de Tratamento de Esgoto Ponte do Caixão. Após a implantação do projeto, o corpo hídrico deixou de receber grande volume de efluente sem tratamento. O volume diário despejado no córrego correspondia a 478,1 m³ de esgoto, sendo necessário apenas cinco dias de esgoto despejado para encher uma piscina olímpica (2.500 m³).

    Com as reformas, as vielas da comunidade não possuem mais esgoto a céu aberto, e o córrego não está com forte odor, o que causava incômodo às residências próximas. A comunidade também percebeu as alterações e não se joga mais lixo nas margens do córrego.

    “Foi muito gratificante ver esta obra acontecer, não só para mim, mas para todos os moradores que residem aqui”, afirma Edson Tenório, líder da comunidade.

    2º Lugar
    Os Caça-Vazamentos

    Empresa: Samar Soluções Ambientais de Araçatuba
    Líder: Denis de Jesus Veloso Monteiro
    Equipe: Andréa Barreto dos Santos Silva, Silas Mendes Grossi, Daiana Felix

    Promove orientação à população do município de Araçatuba sobre o uso consciente e racional da água potável. Consiste em orientações básicas e simples de como detectar vazamentos em edificações, bem como o uso consciente da água potável. O foco do projeto são crianças de escolas públicas e particulares, mas pode ser aplicado também em associações, indústrias e outros espaços.

    Visando contribuir com a conscientização do uso racional da água potável, a concessionária desenvolveu o projeto Os Caça-Vazamentos, que consiste em orientações básicas e simples de como detectar vazamentos em edificações, bem como o uso consciente da água potável, com foco em crianças de escolas públicas e particulares.

    Nas palestras realizadas, são repassados dados da formação de nosso planeta e a distribuição de água em seu meio, bem como a porcentagem e uso da água em setores domésticos, agrícolas e industriais. Também são discutidos o tipo de captação de água para tratamento e distribuição no município e a importância do saneamento para a população e saúde pública. Há também uma parte dinâmica e prática, com detecções reais de vazamentos na edificação da escola.

    O projeto tem potencial de mudar atitudes e pensamentos quanto ao uso consciente dos recursos hídricos, diminuir o índice de reclamações dos usuários, reduzir o gasto familiar com água desperdiçada e disseminar a sustentabilidade.

    O projeto lançou um olhar para formas de criar processos mais eficientes, inovadores e sustentáveis, e foi inclusive já replicado por outras concessionárias.

    3º Lugar
    Conectando com Você

    Empresa: Concessionária de Saneamento Ambiental Serra
    Líder: Simony Oliveira Dias
    Equipe: Ana Paula Garcia Barros

    O projeto trata os temas relativos ao esgotamento sanitário abertamente, com todas as partes interessadas, num mesmo ambiente, com incentivo à transparência e indo além do controle social, incentivando um engajamento social realizador.

    O projeto Conectando com Você é um trabalho integrado e de sensibilização social. Seu diferencial está em tratar os temas relativos ao esgotamento sanitário abertamente com todas as partes interessadas, em um mesmo ambiente.

    De 2015 a 2016, a Ambiental Serra conseguiu estabelecer e estreitar um vínculo com as comunidades que seriam impactadas pelas obras de esgotamento sanitário. Foram 72 reuniões comunitárias, com 1.073 participantes. Em 2018, foram realizadas reuniões por toda a cidade, com participação dos gestores da Ambiental Serra, Cesan, lideranças, vereadores e da comunidade como um todo. Dessa forma, entre 2017 e 2019, houve 126 reuniões comunitárias, com a participação de 2.103 pessoas.

    Compartilhe:
    Translate »