ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Edição 02

    ANO II - ABR A JUL/2015

    /

    SIRI

    Papo sério sobre o SIRI

    em 21 de Dezembro de 2017

    Na primeira edição da Canal SINDCON, falamos que o Sindicato, juntamente com a ABCON, está presente em diversos órgãos colegiados que atuam no saneamento. Mas não explicamos como o SINDCON se faz representar nesses órgãos e em outras esferas importantes.

    A resposta pode ser resumida em uma sigla com quatro palavras: com vocês, o SIRI – Sistema Integração e Representação Institucional.

    O funcionamento do SIRI é o mesmo para o SINDCON e para a ABCON, isto é, ambos possuem Representações Internas e Externas.

    As Representações Internas consistem nos Comitês Temáticos organizados pelo Sindicato e também pela ABCON. Os Comitês Temáticos são formados à medida da necessidade das entidades. Geralmente, os temas principais surgem no Planejamento Estratégico Anual das entidades e, a partir daí, são convocadas as Comissões.

    Enquanto os Comitês Temáticos estão voltados para assuntos internos das entidades, as Representações Externas são as participações do SINDCON ou da ABCON em fóruns externos de interesse do setor.

    Devido à importância do trabalho dos Comitês Temáticos e a participação dos nossos associados, representando as entidades nos fóruns externos, neste ano de 2015 serão criadas novas ferramentas para fortalecer o SIRI.

    “Queremos que a informação do SIRI não se esgote em uma pessoa, mas que passe para todos. O objetivo do sistema é estabelecer conexões entre os associados”, explica Roberto Muniz, presidente executivo da ABCON.

    Como exemplo, digamos que você aí na sua concessionária seja escolhido para representar o SINDCON nas reuniões de um Comitê de Bacia da sua região. A partir das orientações do SIRI, você não apenas estará mais preparado para essa função, como também terá subsídios para relatar o que foi discutido nas reuniões do Comitê para todos os associados que tiverem interesse nessas informações.

    O principal objetivo é fazer com que as pessoas que foram escolhidas para representar as entidades possam trazer a informação que interessa para todos e compartilhá-la entre os associados.

    Onde encontrar informações sobre o SIRI

     

    Você poderá identificar o SIRI nas comunicações via site, Facebook e o SIRInforma. Portanto, fique atento! Você pode ser um integrante do SIRI.

    Um caminho para se candidatar é fazer parte dos Comitês Temáticos, que atuam no âmbito interno (leia mais sobre o funcionamento delas nas próximas páginas).

    Também estão sendo mapeados todos os fóruns que o SINDCON e ABCON fazem parte ou pretendem fazer. Quando isso acontecer, haverá oportunidades para novos profissionais poderem se candidatar a serem representantes do SINDCON nos colegiados.

    Para acompanhar esse processo e participar do SIRI, entre em contato com a Giuliana Talamini, pelo e-mail diretoria@sindcon.com.

     

    Quais as vantagens de se integrar ao SIRI?

    – Manter-se sempre atualizado, conhecendo a fundo os assuntos mais atuais do setor; – Conhecer novos profissionais, ampliando a sua rede de relacionamento;

    – Trazer informações importantes para a sua empresa, antecipando projetos e tomadas de decisão importantes;

    – O profissional que assume uma responsabilidade como essa não apenas alcança mais valorização na empresa, mas também tem a oportunidade de ampliar seus horizontes.

     

    O trabalho dos Comitês Temáticos

     

    CT Jurídico – Acompanha, em suas reuniões mensais, as questões estratégicas ligadas aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que possam vir a afetar a atividade da iniciativa privada no saneamento, com o objetivo de encaminhar uma agenda propositiva ao Conselho Diretor da entidade. Conta com o apoio das assessorias jurídica e parlamentar, da ABCON. Rodrigo Bertoccelli, integrante do CT, destaca entre as conquistas do Comitê a parceria estratégica da ABCON com o Conselho Federal da OAB e sua coordenação de saneamento.

    CT Financeiro – reúne-se mensalmente para analisar as alternativas de financiamento oferecidas à iniciativa privada no saneamento, e discute propostas com organismos de financiamento, com vistas à melhoria dos processos.

    CT Recursos Humanos – desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas e práticas de gestão de pessoas, envolvendo todas as concessionárias privadas. Recentemente, realizou pesquisas sobre indicadores de recursos humanos e remuneração. “São trabalhos abrangentes que envolveram várias concessionárias e trouxeram indicadores que ajudam no planejamento e na tomada de decisões do RH”, confirma Elisa Ribeiro Tuksa, integrante do CT. As reuniões são bimestrais.

    CT Indicadores – atua para sistematizar, ampliar e aperfeiçoar os indicadores de desempenho do segmento referentes à operação e gestão das concessionárias, que compõem o SPRIS – Sistema de Informações do Segmento Privado do Setor de Saneamento.

    CT Regulação – inaugurada em 2015, pretende encontrar alternativas para aperfeiçoar o marco regulatório do setor e o relacionamento das concessionárias com suas agências reguladoras.

    CT Comunicação – reúne profissionais das áreas de comunicação das concessionárias.

     

    O trabalho das Representações Externas

     

    Está sendo realizado um mapeamento dos fóruns em que o SINDCON e a ABCON já participam e também daqueles que gostariam de participar. Este mapeamento relaciona todos os órgãos colegiados em que as entidades possuem assento e devem ser representadas.

    Esta atividade é extensa e sistemática, portanto, requer uma ferramenta de controle que possa ajudar quem são os nossos atuais representantes externos.

    O SIRI está se aperfeiçoando e em breve terá novos procedimentos. Sendo assim, será realizada uma Campanha de Cadastramento dos associados e todos aqueles que são representantes do SINDCON e da ABCON poderão ser facilmente identificados.

    Este grupo de representantes receberá um kit e um guia de orientações que facilitará a sua participação nos órgãos colegiados, além de cumprir com o importante papel de registrar as informações e torná-las de conhecimento dos demais associados com apoio da equipe da ABCON e SINDCON, papel fundamental de ambas as entidades.

    Compartilhe: