ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Edição 01

    ANO I - DEZ/2014 A MAR/2015

    /

    Capa

    Um ano de realizações

    em 21 de Dezembro de 2017

    Na foto: Roberto Muniz – presidente executivo da ABCON, Giuliano Dragone – diretor presidente do SINDCON, Ana Lia de Castro – diretora executiva do SINDCON, Paulo Roberto Raposo – presidente do conselho diretor do SINDCON, Elaine Cristina das Chagas – gestão administrativa, Ana Rizzo – Ana Rizzo Comunicação Integrada, Patrícia Mistura e Giuliana Talamini – assessoria técnica e Eliana Gonçalves Buratto – gestão financeira.

    No final de 2013, foi definido pelo SINDCON um Plano de Ação para orientar o trabalho da entidade. O Plano surgiu a partir de encontros de dirigentes das empresas concessionárias, que alinharam uma série de objetivos e ações que seriam importantes para o Sindicato e seus associados.

    Entre essas sugestões do Plano estava, inclusive, a produção de uma revista semestral. E, de fato, com o CANAL SINDCON, que agora temos em mãos, este objetivo se tornou uma realidade.

    No momento, um novo Plano de Ação para 2015 está sendo consolidado, com base principalmente nas demandas dos associados que surgiram ao longo deste ano.

     

     

    Confira aqui algumas das ações propostas pelo Plano de Ação do SINDCON para 2014, e veja, na próxima página, o quanto o Sindicato conseguiu realizar. Para 2015, têm muito mais novidades.

     

    O SINDCON trabalhou muito para:

     

    • Estimular projetos de parcerias e inovação

    • Estimular a produção técnica nas Comissões Temáticas

    • Implantar um novo sistema de informações sobre o desempenho das concessões, o SPRIS, bem como manter o estudo comparativo entre o SNIS (sistema nacional) e o SPRIS (sistema SINDCON)

    • Aprimorar as parcerias de certificação e avaliação de produtos e serviços

    • Publicar o seu relatório setorial anual, junto com a ABCON – o Panorama do Segmento Privado

    • Organizar Cursos de Capacitação para os associados

    • Monitorar as necessidades de treinamento em nível operacional junto às associadas

    • Participar dos Programas de Avaliação da qualidade, por meio das Comissões da ABNT e do Inmetro

     

    Muita atividade

    Conheça aqui algumas iniciativas do SINDCON:

    SiRI

    O SiRI – Sistema de Representação Institucional da entidade foi idealizado para garantir que o SINDCON seja não apenas representado por seus integrantes em diversos eventos, colegiados e comissões técnicas, mas que todos os relatórios e resultados dessas representações possam ser compartilhados entre os demais associados, a partir de uma página acessada no site do Sindicato por todos aqueles que estão cadastrados no sistema. Com isso, a informação é disseminada e os tópicos apresentados no espaço virtual recebem a contribuição de todos os interessados.

    SPRIS

    O Sistema de Informações do Segmento Privado do Setor Saneamento (SPRIS), surgiu para formar um Banco de Dados com informações que são estratégicas para o posicionamento do segmento privado nas mais diferentes esferas, como, por exemplo, órgãos públicos, de financiamento e imprensa. É também uma ferramenta que, ao ser alimentada periodicamente com dados enviados pelas próprias concessionárias, torna-se um importante indicador e referência para as atividades das empresas.

    5º ENA

    Realizado em agosto, o 5º ENA – Encontro Nacional das Águas reuniu mais de 200 participantes a cada um dos dois dias de programação. A abertura oficial aconteceu no dia 13, com a presença do Ministro das Cidades Gilberto Occhi, e convidados para o jantar solene, em que o destaque foi a palestra do economista Eduardo Giannetti, sobre “Crescimento econômico e desenvolvimento social”. Ainda durante a abertura, o SINDCON, a ABCON e outras entidades do saneamento assinaram um manifesto com propostas para o avanço do setor, que foi endereçado aos presidenciáveis. Porém, o grande objetivo do ENA foi a qualificação de seus associados, o que ocorreu nos dois dias após a abertura, com temas atuais e palestrantes gabaritados, inclusive do exterior, em uma programação recheada de mesas plenárias, cursos e workshops.

    Pesquisa de RH

    Coordenada pela Comissão Técnica de Gestão de Recursos Humanos do SINDCON, a Pesquisa Indicadores de Recursos Humanos das empresas concessionárias foi compartilhada entre os gestores, que elogiaram a iniciativa e já incorporaram os dados do levantamento ao seu planejamento, o que certamente trará benefícios para todos os trabalhadores ligados à iniciativa privada no saneamento. Em andamento, a partir de outubro, temos a 3ª Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de Recursos Humanos, coordenada pela consultoria Hay Group.

    Banco de Currículos

    Lançado em 2013, durante o Congresso da ABES e a exposição Fitabes, no estande do SINDCON, o Banco de Currículos disponibiliza no site www.abconsindcon.com.br os dados de quem está interessado em trabalhar no segmento. Logo de imediato, ainda durante o Congresso, o banco recebeu 90 cadastros de currículos e 700 visitas.

    Publicações

    Em maio, ao lado da ABCON, o Sindicato lançou o “Panorama da Participação Privada no Saneamento – Brasil 2014”. A publicação, que passa a circular anualmente, traça um perfil da presença da iniciativa privada no setor, com realizações e investimentos. Já se tornou, inclusive, uma referência para quem deseja saber como o privado pode colaborar para a universalização dos serviços de água e esgoto no país. Além do Panorama, o SINDCON aperfeiçoou em 2014 suas publicações eletrônicas dirigidas aos públicos externo (Sindcon News) e interno (Sindcon Destaca).

     

    Compartilhe: