Entrega foi realizada pelo vereador Pedro Kawai, autor da moção

A Mirante recebeu, na segunda-feira (06), Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba, pelo livro “Respeito Às Diferenças”, entregue às escolas e alunos da rede municipal de ensino que participaram do projeto que leva o mesmo nome.

A Moção de Aplausos, de autoria do vereador Pedro Kawai, foi entregue à diretora presidente, Silvia Leticia Tesseroli, ao diretor-executivo, Luiz Henrique Nóbrega, e ao analista de Responsabilidade Social, Gabriel Bertolo.

 

Mirante – Livro “Respeito às Diferenças”

 

O livro é resultado do Projeto “Respeito às Diferenças”, que aconteceu em 10 municípios brasileiros — entre eles Piracicaba, realizado pela Flamingo Comunicação, com produção da Horizonte, patrocínio do Instituto Aegea, apoio da Mirante e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em Piracicaba, pelo menos 70 educadores da rede municipal de ensino, 1.740 alunos do Fundamental I (de 08 a 10 anos) de 47 escolas participaram do “Respeito às Diferenças”, com 88 produções, entre cartas e ilustrações sobre o tema.

Todas as escolas participantes tiveram ao menos um trabalho publicado no livro, e receberam vários exemplares. Foram distribuídos no município 600 exemplares.

 

Alunos de Piracicaba desenvolvem habilidades com o projeto

 

Durante a execução do projeto, promovido pela Mirante, os alunos, sob orientação dos professores, produziram cartas e ilustrações sobre o tema, além de outras experiências como entrevistas, leituras paralelas, idas aos correios, atividades científicas, entre outras atividades.

Após essa fase, foram selecionadas produções para representar a escola junto à banca que definiu os finalistas para compor o livro “Respeito às Diferenças”.

O projeto chegou às salas de aula após oficinas de capacitação dos educadores.

 

Mirante reforça a importância do tema para a formação das crianças

 

“O Respeito às Diferenças visa desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração dos alunos do Ensino Fundamental I de escolas públicas”, explicou o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

O livro segue as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto propôs a reflexão sobre diversidade e o gênero literário, afirma o analista.

Durante o projeto, foi possível reforçar a importância do resgate e da magia que é contar histórias por meio de cartas e narrações, uma forma lúdica de motivar a imaginação e criatividade dos estudantes.

“Foi um mergulho na área do conhecimento da língua portuguesa e direitos humanos, um tema importantíssimo na formação das crianças”, disse Gabriel.