Foi aprovada por unanimidade, pela Assembleia Geral da ABCON SINDCON, a nova Política de Compliance da entidade.

Baseada nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, a política foi aprovada no dia 27 de maio pela Assembleia Geral da ABCON SINDCON.

A medida adotada congrega as melhores práticas de integridade em documentos como o Código de Conduta e as Políticas de Governança e Anticorrupção.

Entre os vários temas ligados ao dia a dia da entidade, os documentos preveem normas para o relacionamento com Agentes Públicos e Órgãos da Administração Pública, relacionamento com a imprensa e contratação de colaboradores e fornecedores. Todas as normas estão alinhadas a instrumentos como o Procedimento de Due Diligence e Declaração de Conflito de Interesse.

Além disso, a política trata de doações e patrocínios, da política de brindes, presentes e entretenimento. Apresenta, também, os requisitos de investidura à estrutura de governança, do combate a práticas anticoncorrenciais, de prevenção a fraudes e do monitoramento contínuo das atividades da entidade.

Concluída essa primeira fase de aprovação, serão instituídos, na sequência, o Comitê de Ética e o Canal de Denúncias da entidade.

O compliance garante um patamar mínimo de padrões éticos a serem rigidamente observados na associação, tanto interna quanto externamente. Para efeito externo, o compliance é requisito fundamental para ingressar na entidade.

Associados precisam demonstrar comprometimento com essas regras mínimas compartilhadas pela ABCON SINDCON.

Fazem parte desta primeira etapa de implantação da nova política de compliance, os seguintes documentos, todos disponíveis no site da ABCON SINDCON:

 

  • Código de Conduta da ABCON SINDCON
  • Política Anticorrupção da ABCON SINDCON
  • Política de Governança Corporativa da ABCON SINDCON
  • Declaração de Conflito de Interesse
  • Modelo de Cláusula Anticorrupção
  • Procedimento de Due Diligence da ABCON SINDCON