Águas de Juturnaíba, do Grupo Águas do Brasil, iniciou, no dia 21 de setembro, o reflorestamento de 30 hectares do Pacto das Águas.

A ação foi assinada no início de junho em cerimônia com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Silva Jardim, nas margens dos rios Capivari e Valão da Caixa.

Esse é também o início do novo projeto Ybyrá – em substituição ao Revivendo Águas Claras, de regeneração de matas da concessionária.

O projeto contou com a presença de alunos de escolas da região, membros do Inea, Secretaria de Meio Ambiente de Silva Jardim.

Ação de Águas de Juturnaíba beneficia o meio ambiente

O reflorestamento da represa e suas nascentes possui toda uma importância, pois evita o assoreamento do manancial e a erosão das margens, aumenta o volume de água que chega à represa.

Além disso, promove o sequestro de carbono e ainda contribui para o retorno da fauna da região, consequências que impactam positivamente o ecossistema local e garantem a perenidade do recurso.

A importância do reflorestamento para a empresa

Para Carlos Gontijo, diretor de Águas de Juturnaíba, “Reflorestar é uma ação ímpar para a concessionária, pois essa é a melhor forma de garantir a segurança hídrica da região e a longevidade de nosso ofício”, disse.

Ainda, segundo ele, o projeto é ganha-ganha, fazendo com que todos os envolvidos sejam beneficiados em todas as etapas do projeto.

“Seja a represa que abastece 9 municípios, os animais que retornam ao local, a camada de ozônio com o sequestro de carbono e, principalmente, a população atual e as gerações futuras”, afirma o diretor de Águas de Juturnaíba.

Projetos ambientais de Águas de Juturnaíba

Com o projeto anterior, o Revivendo Águas Claras, a concessionária já replantou, em parceria com o Consórcio Lagos de São João, 14 hectares de matas ciliares das nascentes, na Represa Juturnaíba e na Bacia de São João.

O projeto ganhou o Prêmio Firjan Ambiental, em 2021, na categoria Eficiência Energética e GEE (Gases de Efeito Estufa).