A câmera é inserida na rede coletora de esgoto por um cabo de cerca de 120 metros de extensão 

  

Águas de Primavera (concessionária da Aegea Saneamento), que presta serviços de água e esgoto no município de Primavera do Leste, no Mato Grosso, investe em tecnologia para otimizar ainda mais os serviços prestados à população. 

A tecnologia usada conta com uma câmera especial de vídeo que permite fazer o monitoramento, em tempo real, da rede coletora de esgoto e detectar eventuais irregularidades existentes.  

O equipamento é composto por uma câmera que, conectada a um computador, registra filmagens ou fotos da parte interna da tubulação.

 

Como funciona 

 

A câmera é inserida na rede coletora de esgoto por um cabo de cerca de 120 metros de extensão e visualiza qualquer anormalidade como:  

 

  • Ligações clandestinas de esgoto na galeria pluvial; 
  • Canalização indevida da água de chuva à rede; 
  • Lixo acumulado, restos de comida ou gordura, que dificultam a passagem dos esgotos domiciliares, obstruindo e provocando, consequentemente, o extravasamento ou exigindo a manutenção na rede.  

Conforme o gerente de operações da Águas de Primavera, Rodrigo Silva, as imagens da câmera também detectam a vida útil e condições da tubulação.  

Ele explica que esse tipo de vistoria traz ainda mais assertividade e agilidade na manutenção, pois a abertura da vala, por exemplo, é feita apenas no local exato identificado pelo equipamento, contribuindo principalmente para reduzir os custos e impactos da obra aos moradores.  

 

Águas de Primavera faz vistoria eficaz 

 

“Temos a meta de oferecer um atendimento de qualidade e, para isso, realizamos os trabalhos com dedicação para atender as demandas da melhor forma possível, investindo constantemente em novas tecnologias e equipamentos que potencializem a nossa operação”, pontua o gerente.  

Queremos garantir um desempenho eficiente do sistema de esgotamento sanitário, contribuindo com a preservação do meio ambiente e o trabalho das equipes operacionais”, finaliza.  

Ele reforça que a empresa tem se empenhado para monitorar e atuar em todas as ocorrências, além de realizar constantemente, campanhas de conscientização para garantir o bom funcionamento da rede coletora de esgoto no município.  

Porém, a colaboração da população é importante para que o sistema de esgotamento sanitário funcione com eficiência.  

“O uso correto da rede de esgoto deve ser uma preocupação de todos os usuários. Contamos com o apoio dos moradores para não lançarem materiais sólidos e água da chuva na rede de esgoto e ajudem a identificar as irregularidades informando a concessionária”. 

  

CANAIS DE ATENDIMENTO 

 

Em casos de obstruções ou denúncias de uso irregular da rede de esgoto, a população deve acionar a Águas de Primavera por meio dos seguintes canais:  

atendimento no 0800 647 6060 (Call Center e WhatsApp) e aplicativo Águas App, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site www.aegeamt.com.br 

  

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Primavera no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdeprimavera/