I. PRESENTES – Via Videoconferência Zoom 

Teresa Cristina Vernaglia Querino – BRK Ambiental Participações S/A
Claudio Bechara Adbuche – SAAB – Saneamento Ambiental Águas do Brasil Ltda
Bernardo Gonçalves – SAAB – Saneamento Ambiental Águas do Brasil Ltda
Ney Lopes Castro – Empresa de Part. em Proj.de Saneamento Ltda (Servy)
Sandra Molinero – Empresa de Part. em Proj. de Saneamento Ltda (Servy)
Talita Caliman – Iguá Saneamento S/A
Arlindo Sales Pinto – Aegea Saneamento e Participações S/A
Roberto de Oliveira Muniz – GS Inima Brasil Ltda
Giuliano Vito Dragone – GS Inima Brasil Ltda
Alexandre Ferreira Lopes – Aviva Ambiental S/A
Vaney Iori – Aviva Ambiental S/A
Daniela Mattos Sandoval Coli – BRK Ambiental Participações S/A
Fernando Evanyr Borges da Fonseca – Terracom Concessões e Participações Ltda
Alessandro José Conti Hidalgo – Terracom Concessões e Participações Ltda 

 

ABCON/SINDCON
Percy Soares Neto
Ilana Ferreira
Kelly Félix
Elaine Chagas
Eliana Gonçalves Buratto
Priscila Bezerra
Mariana Zito
Julia Souza 

Convidado: Wagner Parente – BMJ 

 

Sra. Teresa Vernaglia, Presidente do Conselho de Administração da ABCON SINDCON, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e na sequência, Percy Soares Neto, Diretor Executivo da ABCON SINDCON, apresentou os pontos de pauta para as deliberações. 

 

II – ASSUNTOS TRATADOS E DELIBERADOS

1) Atualização do Cenário Político e Regulatório

Sr. Wagner Parente, CEO da Consultoria BMJ, apresentou os principais pontos prioritários do PL ́s na Câmara dos Deputados além de sanar todas as dúvidas dos associados presentes. 

Após a apresentação o Sr. Percy Soares Neto, Diretor Executivo da ABCON
SINDCON, fez um relato do andamento dos seguintes assuntos: 

. Decreto 10.710/2021 sobre Capacidade Econômico-Financeira
. Projeto de Lei 2.646/2020 sobre Debêntures de Infraestrutura 

 

2) Relato das Atividades dos Comitês Temáticos 

Foi apresentado pelo Sr. Percy Soares Neto a estrutura e os assuntos tratados dos Comitês Temáticos, após a implantação do Regimento Interno dos Comitês. 

Foi feito um relato dos pontos mais importantes de pauta que cada Comitê está tratando e solicitada a aprovação das indicações dos Coordenadores e Vice Coordenadores, tendo sido aprovado por todos os presentes.  

A partir da provocação do Sr. Claudio Abduche sobre a contratação de escritório de advocacia para ações no Judiciário, o Sr. Percy Soares Neto esclareceu que o Comitê de Assuntos Jurídicos e Regulatórios irá organizar uma priorização das ações e estruturar uma proposta de rateio para apreciação pelo Conselho de Administração. 

 

3) Política de Patrocínio e Plano de Comunicação 

Mariana Zito, Coordenadora de Comunicação da ABCON SINDCON, apresentou a política de patrocínio. Durante a apresentação foram feitos os seguintes apontamentos e esclarecimentos: 

A aprovação dos patrocinadores institucionais se dará via aprovação do Conselho de Administração e a política de compliance exigirá a realização de due diligence para que a marca seja associada à ABCON SINDCON. 

Os patrocinadores institucionais serão convidados a participar em pautas definidas pelos comitês.   

O texto de um dos itens da contrapartida da política de patrocínio institucional será ajustado para deixar claro que a participação é por convite de comitê. 

A Política de Patrocínio explicitará que o valor dos anúncios previstos será ajustado anualmente.  

A Política de Patrocínio foi aprovada ressaltando-se o impedimento de associados patrocinarem eventos que tenham os próprios associados como público-alvo.  

Portanto, o Prêmio de Sustentabilidade 2021 não poderá ser patrocinado pelos associados. No que diz respeito ao Encontro Nacional das Águas, que ocorrerá em 2022, o orçamento previsto deverá contemplar a capacidade das receitas com metas de patrocínio.  

Caso o patrocínio externo não seja alcançado, foi discutida a possibilidade de venda de quotas de patrocínio ao associado. 

O Plano de Comunicação foi deliberado para aprovação pelo Comitê de Comunicação. 

 

4) Periodicidade das reuniões do Conselho de Administração 

Foi definida a estrutura e periodicidade das reuniões conforme proposta
abaixo: 

Estrutura básica das reuniões: 

  • Evolução das atividades
  • Resultados alcançados
  • Desempenho Econômico-Financeiro do Trimestre
  • Pauta deliberativa 

Datas:

  • 07 de outubro de 2021 (5ª feira)
  • 28 de janeiro de 2022 (6ª feira)
  • 07 de abril de 2022 (5ª feira)
  • 07 de julho de 2022 (5ª feira) 

 

Ficou acordado que uma reunião da Assembleia Geral será convocada em
dezembro para análise de encerramento do ano. 

 

5) Planejamento Estratégico

Foi acordado que os associados indicarão representantes para o núcleo de monitoramento e mentoria dos projetos até dia 24 de setembro, 6ª feira. 

Após as deliberações acima explicitadas, a reunião foi declarada encerrada.