A Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá, completou no começo deste mês, nove anos de atendimento no município. Este é um marco celebrado pela comunidade e colaboradores envolvidos no dia a dia do saneamento em Atibaia.  

A concessionária possui um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com a SAAE, e são responsáveis pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas desde 2013.  

 

A trajetória da Atibaia Saneamento para o avanço da cidade 

 

Em celebração a essa data, o diretor-geral da operação, Mateus Banaco, aborda a trajetória da operação ao longo dos anos. Além disso, reforça os avanços refletidos em infraestrutura e qualidade de vida para os atibaienses. 

Confira abaixo a entrevista com o diretor-geral da operação, promovida pela equipe da concessionária Atibaia Saneamento:  

 

O que é o saneamento básico e qual a sua importância para o desenvolvimento sustentável de uma cidade? 

 

Ele pode ser definido como um conjunto de serviços essenciais que incluem esgotamento sanitário, abastecimento de água e o manejo de resíduos sólidos.  

Essas três infraestruturas se relacionam entre si promovendo qualidade de vida, saúde, preservação ambiental e, principalmente, transformação social.  

Por isso, podemos afirmar que não existe desenvolvimento sustentável sem saneamento básico de qualidade. 

  

Em um panorama nacional, qual o principal desafio para o setor? 

 

Atualmente, no Brasil, mais de 33 milhões de pessoas não possuem acesso à água e quase 100 milhões de brasileiros vivem sem coleta de esgoto (SNIS 2020).  

Isso é assustador e muito triste! Assim, notamos que um dos maiores obstáculos é a falta de investimento adequado.  

Contudo, o novo Marco Legal do Saneamento pode mudar esse cenário por meio da participação privada no setor, dando oportunidade para que até mesmo os pequenos municípios sejam atendidos com a cobertura de esgotamento sanitário. 

  

Localmente, quais as melhorias alcançadas ao longo dos 9 anos em Atibaia? 

 

Durante desse período de atuação, trabalhamos continuamente na expansão do sistema de esgotamento sanitário de Atibaia por meio da implantação de mais redes de coleta. 

E, também, a inserção de novas ligações, operação, ampliação, modernização e construção de Elevatórias e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).  

Todos esses processos resultaram em melhores índices, números hoje que atingem um percentual superior a 70% em cobertura de esgoto. 

  

 

Com relação as obras, quais foram as mais importantes?  

 

Nos últimos anos realizamos duas entregas fundamentais para o saneamento local.  

Em 2019, a ETE Estoril passou pela primeira fase de ampliação e modernização, na qual estendeu o atendimento aos munícipes tratando cerca de 200 litros de esgoto.  

No final de 2020, inauguramos uma nova ETE para atender toda a região de Caetetuba, trazendo um enorme benefício ambiental. 

  

Existem entregas previstas para este ano? 

 

Sim! No início do próximo semestre, faremos a entrega da segunda fase da ETE Estoril. 

A etapa de transformação resultará em maior eficiência, segurança operacional e qualidade no tratamento dos efluentes coletados.  

Além disso, promoverá a expansão do volume para 300 litros de esgoto por segundo, uma grande conquista operacional e para os munícipes. 

  

Dentre os reconhecimentos recebidos pela Atibaia Saneamento nos últimos anos, qual você destaca como o mais significativo? 

 

Em novembro do ano passado, nós fomos reconhecidos pelo Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento (PNQS) 2021 como finalistas na categoria “Compromisso com a Excelência”, onde concorremos com outras organizações de PPPs e consórcios sediados em território nacional.  

Essa conquista é extremamente significativa para nós como operação, já que o PNQS é o único prêmio de modelo de excelência em gestão do setor em todo o mundo.  

Pudemos ser condecorados pelo nosso empenho não apenas em processos e estratégias, mas também para o atendimento pleno aos nossos clientes. 

  

Sobre a Atibaia Saneamento 

 

A concessionária atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE).  

A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas.  

Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços. 

 

Os propósitos da concessionária 

 

O objetivo da empresa é universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. 

Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios com 18 operações e alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas.  

A empresa tem o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. 

Acompanhe o andamento das obras através do link!