Ano marcou a ampliação do efluente tratado na ETE Estoril 

Em Atibaia Saneamento, a empresa do grupo Iguá, realiza retrospectiva das principais obras e melhorias realizadas em 2022.  

O ano foi marcado por avanços significativos no saneamento básico local.  

Além disso, a Atibaia Saneamento destaca os prêmios e reconhecimentos conquistados pelo trabalho em gestão, sustentabilidade e responsabilidade social desempenhados no último ciclo. 

 

Melhoras no funcionamento da ETE Estoril 

 

Como uma das principais ações de impacto socioeconômico local, o destaque do ano foi a conclusão da 2ª fase da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Estoril 

A obra, que já vinha acontecendo desde o final de 2021, foi finalizada no mês de setembro e houve a ampliação da eficiência operacional e da capacidade de tratamento do esgoto, que passou de 200 para 300 litros por segundo.  

Com a atualização, permitiu o aumento da qualidade no efluente purificado, beneficiando não apenas a cidade, mas todos os municípios da região contemplada pelo Rio Atibaia. 

 

Entrega de novas obras em Atibaia 

 

Outras duas obras também foram importantes para a cidade, a primeira delas a finalização do Coletor Tronco Jerônimo de Camargo.  

A entrega possibilitou a desativação da ETE Cerejeiras e das Estações de Elevatórias de Esgoto (EEEs) Nova Atibaia e Cerejeiras.  

Isso resultou na reversão do fluxo do efluente coletado dessas estruturas para a ETE localizada no bairro Caetetuba. 

A Estação de Tratamento de Esgoto comporta um sistema muito mais moderno, que opera com capacidade e qualidade de tratamento superiores.  

Já o segundo destaque foi o início da operação da EEE Ângelo Nardini no bairro Morumbi, trazendo benefícios para a população local, aproximando a cidade ainda mais das metas de universalização do esgoto. 

 

Reconhecimentos importantes para o setor 

 

No quesito reconhecimento do setor, a operação recebeu o Troféu Quíron “Prata” na categoria Selo de Qualidade de Fornecedores no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PQNS). 

A premiação é um dos principais modelos de excelência em gestão e o único prêmio do setor de saneamento do mundo. 

 

GRI Infra Awards  

 

No mesmo período, a empresa conquistou o 2º lugar no GRI Infra Awards entre os concorrentes na classe “Comunidade” por meio do projeto Culinária Sustentável. 

Realizado pelo GRI Club, o evento certifica as melhores iniciativas em desenvolvimento sustentável nas áreas de infraestrutura e energia no país. 

O projeto vencedor no GRI Infra Awards fez parte do dia a dia da comunidade atibaiense ao longo dos meses, impactando diretamente na vida de muitas mulheres e participantes das oficinas realizadas no Departamento de Segurança Alimentar de Atibaia.  

 

Culinária Sustentável 

 

O Culinária Sustentável, assim como o Programa de Educação Cultural (PEC), integra as frentes do Projeto de Trabalho Social (PTS), uma iniciativa da Atibaia Saneamento e executada pela empresa NTICS Projetos. 

Nas escolas, com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Educação, o PEC promoveu a consciência ambiental e o protagonismo dos alunos para a construção de um futuro mais sustentável.  

 

1º Treinão Solidário 

 

Nas ações sociais, a empresa realizou o 1º Treinão Solidário que contou com a participação de 350 pessoas arrecadando 696,24kg de alimentos não perecíveis destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, ao Asilo Lar São Vicente de Paulo e à instituição Espaço Crescer.  

 

Resultados positivos e benefícios para a população

 

E para fechar 2022, a empresa realizou a doação de 30 cestas básicas para o Projeto Curumim, que desenvolve ações socioeducativas ambientais para crianças e jovens de Atibaia. 

Para o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco, “Com certeza 2022 foi especial para a Atibaia Saneamento e o Grupo Iguá, principalmente no último semestre”, disse. 

Banaco afirma que os avanços e reconhecimentos ressaltam o compromisso da empresa com a universalização do esgoto na cidade e a transformação social local, resultando em mais qualidade de vida, saúde e benefícios econômicos.  

“Por isso, nutrimos grande expectativa para que 2023 seja ainda melhor e os índices de cobertura em esgotamento sanitário continuem a crescer”, finaliza o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.