100 milhões de litros de esgoto por dia deixaram de ser despejados na Baía de Guanabara, e a vida marinha está voltando! Tartarugas, cavalos-marinhos e até polvos, indicadores de água limpa, já podem ser vistos em áreas que antes eram consideradas mortas. 🐢🐙

Esse resultado é fruto do fundamental papel da nossa associada Aegea Saneamento, por meio da Águas do Rio, que pretende investir 12 bilhões de reais até 2033, liderando uma revolução no saneamento da região. Até o momento, 3,5 bilhões foram empenhados.

Um exemplo de como a tecnologia e a gestão eficiente estão fazendo a diferença é o Interceptor Oceânico, um túnel de 9 km que coleta esgoto na Zona Sul do Rio. A Praia do Flamengo, antes imprópria para banho, agora é um ponto de lazer e beleza.

A Águas do Rio também está ampliando a rede de estações de tratamento, especialmente em áreas críticas como a Baixada Fluminense e São Gonçalo. Na Ilha de Paquetá, a meta de coletar e tratar 100% do esgoto já foi alcançada.

O investimento privado no saneamento básico é a chave para a recuperação ambiental. E a AEGEA, por meio da Águas do Rio, está mostrando que é possível conciliar desenvolvimento, qualidade de vida e preservação da natureza.

A Baía de Guanabara está respirando novamente, e isso é motivo de orgulho para todos nós. 💙

Saneamento é vida e saúde!