A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, terminou o ano de 2022 com 254.188 análises da água captada, produzida e distribuída à população.  

Em média, foram mais de 21 mil amostras analisadas a cada mês para garantir a qualidade do recurso que chega às casas e o resultado foi um produto conforme os padrões de potabilidade exigidos pela legislação. 

 

BRK Sumaré 

Atestar que a água que abastece Sumaré está dentro destes padrões legais significa que o recurso retirado dos mananciais recebeu um tratamento correto. 

A metodologia moderna e conduzida por profissionais qualificados, até chegar às torneiras.  

Os testes são feitos no processo de tratamento, na saída da Estação de Tratamento de Água (ETA) e nas redes de distribuição aos imóveis. 

Os ensaios são realizados em laboratório da unidade e de terceiro e, para algumas análises, podem ser considerados cerca de 130 parâmetros previstos na Portaria 888 do Ministério da Saúde.  

Em média, foram distribuídos mensalmente 2.130.455 m³ de água (ou pouco mais de 2,1 bilhões de litros) no município.  

Esse volume corresponde a mais de 840 piscinas olímpicas.  

 

Moradores de Sumaré recebem água de qualidade 

Adotando padrões de transparência, a BRK reporta 100% dos resultados das análises legisladas para o Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), o qual é um repositório de informações técnicas aberto à consulta pública.  

Para o gerente de operações da BRK, Rodrigo Zangirolami, os processos visam manter o mais elevado nível de excelência no abastecimento de água de Sumaré.  

“A assertividade no planejamento de investimentos, os treinamentos e, principalmente, o comprometimento de cada funcionário da equipe são fatores que contribuem para os moradores receberem uma água de qualidade em suas torneiras”, afirma Zangirolami. 

 

BRK entrega resultados satisfatórios 

A BRK também distribui anualmente em todos os imóveis do município de Sumaré um relatório anual de qualidade da água, em que são divulgados os resultados das análises de potabilidade realizados sempre no ano anterior.  

O relatório com os dados de 2022 já começou a ser entregue em todos os imóveis da cidade.