No dia 05 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, com o objetivo de lembrar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais.
Para destacar a importância da data, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, realizou uma palestra na Escola Estadual Professor Luís Henrique Marchi para levar conhecimento sobre saneamento.
Alunos do 6º e 7º ano participaram da ação, que contou com uma palestra educativa sobre o processo de tratamento e controle de qualidade da água da cidade. Foi apresentado o rígido controle de qualidade da BRK, que consiste em monitoramentos em tempo real e por análises laboratoriais, desde a captação da água nas represas do Marcelo, Horto I e Horto II, e no rio Atibaia, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição.
Em média, são feitas 21 mil análises mensais que garantem a qualidade da água produzida, quantidade que é quase o dobro do previsto pela legislação. Isso traduz o compromisso da concessionária com a água fornecida e o respeito com a saúde da população.
Ações socioambientais fazem parte do compromisso da BRK em levar o saneamento para além do básico. “É importante orientar a população e criar essa proximidade para que os moradores consigam entender o trabalho desenvolvido pela concessionária e a importância do saneamento para o bem-estar e a saúde da comunidade onde vivem. Levar este conhecimento para as crianças, além de agregar ao ensino convencional, gera conscientização sobre o uso da água”, explica Thaís Cortina, gerente de sustentabilidade da BRK em Sumaré.
A iniciativa foi bem recebida pelas educadoras presentes na palestra. A professora Raissa Miranda Moreira, do 6º ano, destacou a importância de eventos como esse para despertar o interesse das crianças sobre o consumo consciente da água. “É necessário que os alunos entendam como o sistema de abastecimento de água funciona, para que possam atribuir o devido valor ao consumo consciente e reduzir o desperdício”, conclui a docente.
A coordenadora de organização escolar, Célia Rodrigues Bertolotti, ressaltou a relevância da conscientização sobre o uso responsável da água. Destacando ainda a importância de os alunos replicarem essas informações em suas comunidades, disseminando o conhecimento adquirido para onde vivem.