Acompanhando o cenário de crescimento de Colíder, a concessionária responsável pelos serviços de saneamento do município celebra o aniversário de 39 anos da cidade com ações que possibilitam pleno cumprimento do Plano Municipal de Saneamento Básico. A Águas Colíder destaca o projeto de georreferenciamento e combate às perdas como medidas importantes para a rotina da comunidade. As iniciativas visam o crescimento dos índices de tratamento e qualidade do serviço prestados.
Consciente da importância do saneamento na vida dos colidenses, a concessionária iniciou estudos de investimento baseados no Plano Municipal de Saneamento Básico, elaborado pela Universidade Federal de Mato Grosso, a UFMT, e concluído este ano. A companhia prevê que os resultados das análises nos sistemas apontem os investimentos necessários para atendimento à população.
“Operar o saneamento não é uma tarefa simples. Ao longo do ano a companhia direcionou seus investimentos a fim de acompanhar o crescimento do município. Estamos contentes em participar e comemorar mais um ano de Colíder. Podemos apontar os projetos de georreferenciamento e combate às perdas como ações significativas para o aniversário de Colíder. Afinal, essas ações proporcionaram a curto, médio e longo prazo melhorias no serviço entregue à população. Ações que refletem no dia a dia de cada morador e impactam, diretamente, a qualidade de vida da população”, afirma o diretor operacional da Iguá Mato Grosso, André Silva.
A Águas Colíder intensificou campanhas de conscientização em prol da sustentabilidade, consumo consciente e otimização dos sistemas de água e esgoto. Já o projeto de georreferenciamento tem como foco a atualização e levantamento da base cadastral do sistema. O resultado da ação indica, com assertividade, as necessidades de infraestrutura para aprimorar o serviço prestado pela companhia.
Além do georreferenciamento, a Águas Colíder também iniciou outro significativo projeto em 2018, o da modelagem hidráulica do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A ação envolve o reestudo da capacidade atual do sistema produtor e distribuição de água e do sistema de coleta e tratamento de esgoto, e tem como objetivo apontar os investimentos estruturais necessários.
Tanto a modelagem hidráulica quanto o georreferenciamento encontram-se em fase final. A previsão da companhia é que ambos projetos sejam lançados em um evento, no início do próximo ano, em comemoração aos 40 anos do município, em 18 de dezembro de 2019.