O Grupo Águas do Brasil, holding no setor de saneamento, expandiu, em janeiro deste ano, o Programa Trata Óleo para todas as suas concessionárias.  

O objetivo da iniciativa é descartar de forma adequada o óleo de cozinha usado em todos os municípios em que a empresa atua. 

Outra meta é aumentar os Pontos de Entrega Voluntaria (PEV) nesses locais, a fim de conscientizar o maior número de pessoas, minimizar impactos ambientais e colaborar para uma educação ambiental ampla e efetiva. 

 

Programa Trata Óleo 

 

O Trata Óleo integra a estratégia de Responsabilidade Social do Grupo sendo planejado para apoiar o pilar de Desenvolvimento Territorial. 

O programa visa criar espaços comunitários que potencializem uma relação positiva com a água e contribui diretamente para cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).  

Se descartado diretamente no solo ou nos corpos hídricos, o óleo de cozinha usado possui alto potencial poluidor.  

Por isso, a importância de orientar e conscientizar as pessoas sobre o descarte adequado. 

Feito de forma correta, o descarte contribui para a gestão ambiental dos municípios, tanto em relação à preservação ambiental quanto ao gerenciamento dos resíduos, e reforça os ODS 11 e 12 que estão entre os prioritários do Grupo do setor de saneamento. 

 

Grupo Águas do Brasil oferece melhoras à população 

 

O programa também fomenta a geração de emprego e renda para catadores e pessoas em situação de vulnerabilidade nos municípios de atuação do Grupo, por meio de parcerias com cooperativas de catadores que transformarão o óleo coletado em renda.  

Esse é outro destaque do programa, o alinhamento aos ODS 1 e 8. 

O foco social do programa é estimular a erradicação da pobreza, contribuindo para o trabalho decente.  

Além disso, com o desenvolvimento do Trata Óleo, o Grupo garante a funcionalidade plena dos sistemas de tratamento de esgoto. 

Isso reduz os custos e o tempo com manutenções emergenciais, ocasionadas pela obstrução da rede devido à solidificação do óleo de cozinha usado e descartado de maneira inadequada, mais uma prática alinhada ao ODS 6.  

 

Grupo Águas do Brasil – Programa Trata Óleo 

 

Além da coleta de óleo estar alinhada com os ODS mencionados, ela promove a economia circular. 

Para Marilene Ramos, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Águas do Brasil, o resultado do programa será satisfatório: 

“Acreditamos que o impacto do Trata Óleo será muito positivo. Por isso, possuímos indicadores para acompanhamento dos números referentes às manutenções que realizamos em nossas redes de esgoto”, afirma. 

Marilene ressalta que o grupo possui uma lista de priorização de bairros que possuem índice elevado de manutenções na rede de esgoto, por conta de obstrução por acúmulo de gordura no encanamento.  

“Esperamos, com o desenvolvimento do Programa Trata Óleo, reduzir o número de manutenções realizadas e, consequentemente, o custo aplicado nessas manutenções. O Programa Trata Óleo também contribui com a redução dos gases de efeito estufa do Grupo Águas do Brasil”, finaliza a diretora. 

Clique aqui e confira reportagem sobre o Programa Trata Óleo na TV Tem! 

Clique aqui e saiba mais sobre o programa!