Quatro concessionárias do Grupo Águas do Brasil receberam, em cerimônia realizada no dia 21 de novembro, em Atibaia (SP), o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2023, na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental (AMEGSA), no modelo ESG. Considerado o “Oscar” do Saneamento, o prêmio é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). 

A concessionária Águas de Nova Friburgo recebeu o Troféu Quíron Bronze – Nível I, a Águas de Juturnaíba recebeu o Troféu Quíron Ouro – Nível II, a Águas de Niterói recebeu o Troféu Quíron Platina – Nível III e a Águas de Pará de Minas recebeu o Troféu Quíron Diamante – Nível III.

Na cerimônia, Águas de Juturnaíba ainda foi premiada na categoria Gerenciamento de Resíduos Sólidos com o case “Gerenciamento Sustentável de Resíduos Sólidos Operacionais”. O coordenador de Operações da concessionária, Edson Soares, mostrou o trabalho de destinação nobre dos resíduos operacionais, mantendo o foco nas iniciativas de inovação e sustentabilidade que visam reutilizar, incorporar e mitigar o envio de material aos aterros sanitários. O programa possui impacto socioambiental, com a participação da comunidade, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa foi uma premiação inédita para o Grupo.

O superintendente de Sustentabilidade do Grupo, Felipe Turon, recebeu a placa do ABES ESG Index. O Grupo atingiu o grau de excelência nessa certificação ao receber o rating A- pelo segundo ano consecutivo, passando do grau “bom” para “excelente”. Isso comprova um maior grau de maturidade da organização nas práticas ASG e aderência aos ODS. O Grupo permanece como a primeira e única empresa do setor a obter este reconhecimento.

 

Painéis temáticos

O Grupo também participou de seis painéis temáticos apresentados por funcionários das concessionárias. Representando Águas de Pará de Minas esteve presente a gerente-geral Márcia Freiberg. Já Águas de Nova Friburgo foi representada pela diretora Danielle Moreira. Ambas estiveram no painel “Inovação em Processos Smart Cities”. 

O gerente de Operações, André Ribeiro Malhano, participou do painel “Missão de Estudos ao Chile 2023”. A concessionária Águas de Juturnaíba, com o diretor Rodrigo Macool, fez parte do painel “Gestão e Desenvolvimento de Carreiras”. Macool também participou como debatedor do “Painel Finalistas, Principais desafios e oportunidades no modelo de gestão”. A concessionária Águas de Niterói marcou presença no painel “Gestão da Eficiência – Acompanhamento dos Indicadores Regulatórios”, representado pelo coordenador de Sustentabilidade, Halphy Rodrigues.

O diretor Comercial e Institucional da Rio+Saneamento, Carlos Gontijo, fechou as participações do Grupo no painel “Experiências Públicas e Privadas”. Gontijo falou sobre a participação privada no saneamento, a atuação do Grupo, e apresentou exemplos de sucesso.

O PNQS foi instituído em 1997 pela ABES para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. O prêmio se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade.