O grupo GS Inima Brasil, associado à ABCON SINDCON, conquistou o 1º leilão de subconcessão de água de reúso do Brasil, resultado de uma parceria estratégica entre a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), no estado do Espírito Santo, e a empresa ArcelorMittal. O consórcio GS Inima Brasil e Tubomills será o responsável pela prestação dos serviços de tratamento de efluentes da bacia de Camburi/ES e de fornecimento de água de reúso para a utilização industrial da ArcelorMittal, que contempla projeto, construção, operação e manutenção, por 30 anos. A EPAR (Estação Produtora de Água de Reúso) exigirá investimentos na ordem de R$ 240 milhões e terá a capacidade de produção mínima de 200 litros por segundo, o equivalente ao consumo de uma cidade com população de 115 mil habitantes.

O projeto é celebrado não somente como uma conquista local, mas também como um avanço no cenário nacional. Ao incorporar tecnologias avançadas e práticas sustentáveis, a subconcessão de água de reúso destaca-se como um exemplo inspirador de como as empresas podem liderar esforços para enfrentar os desafios hídricos que afetam não apenas o Espírito Santo, mas todo o Brasil.

A conquista reforça o protagonismo da GS Inima na produção de água de reúso no país. Hoje, a empresa é responsável pelo maior empreendimento para a produção de água de reúso na América do Sul e um dos maiores do mundo, o Aquapolo, que fornece água de reúso para o Polo Petroquímico de Capuava, na região do Grande ABC, em São Paulo.

O CEO da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, celebrou a conquista. “É um momento muito importante para nós da GS Inima. Nós temos experiência e know how em água de reúso, principalmente pela planta do Aquapolo, que é um case na América Latina, e acreditamos que o Espírito Santo também terá um projeto vitorioso, pois a GS Inima realizou estudos técnicos detalhados para oferecer a melhor proposta”, afirmou.

A CEO global da GS Inima, Marta Verde, também esteve presente na sessão pública de leilão, realizada na B3, em São Paulo, reafirmou o compromisso do grupo. “Temos o compromisso com o desenvolvimento do Brasil e com a preservação dos recursos naturais, contando com tecnologia, conhecimento e experiência do grupo GS Inima”, concluiu.

A importância deste fato impacta positivamente o país como um todo. A vitória não apenas destaca o compromisso da GS Inima com a inovação e a gestão sustentável dos recursos hídricos, mas também abre novas possibilidades para o reúso de água no Brasil, promovendo uma abordagem mais sustentável em nível nacional. 

A iniciativa oferece um modelo replicável e sustentável, demonstrando que o reúso de água proveniente do tratamento de esgoto não é apenas viável, mas também fundamental para enfrentar as crescentes demandas por água em diversas regiões do país. Ao abrir novas possibilidades para o reúso de água, contribui para a construção de um país mais sustentável, resiliente e preparado para os desafios futuros.