Pelo segundo ano consecutivo, a empresa se destaca como finalista e é a primeira do setor de saneamento a levar a premiação

Ouvir a população com atenção, respeito e fazer parte da vida dos clientes são premissas para a Iguá Saneamento, que por meio da Esap, concessionária de água e esgoto de Palestina, conquistou o CX Prêmio Experiência do Cliente 2020 anunciado na noite de quinta-feira, dia 3 de novembro, em São Paulo.

O prêmio, desenvolvido pela Track, foi dividido em sete categorias: Cultura, Jornada da Experiência do Cliente, Métrica, Profissional, Inovação Disruptiva, Prêmio de Destaque e a História de destaque, na qual a empresa ganhou com a história de encantamento de Cleide da Silva Mariano, de 56 anos, moradora do bairro Jardim dos Ipês, em Palestina, interior de São Paulo.

Em abril deste ano, Cleide chegou do trabalho e percebeu que o esgoto estava retornando para sua residência, deixando a casa toda alagada. Ela imediatamente procurou os canais de atendimento da Esap e entrou em contato, solicitando uma visita técnica de emergência.

“Quando percebi o problema fui atendida imediatamente. Os colaboradores higienizaram todo o espaço, desentupiram a rede de esgoto e depois me presentearam com um novo guarda-roupa, pois o meu antigo foi danificado. Fiquei muito contente e satisfeita, nota 10 pelo atendimento. É muito bom saber que temos na nossa cidade uma empresa que tem esse olhar humano para a gente” relatou a cliente.

Segundo Eder Campos, diretor de Clientes, Inovação e Serviços da Iguá Saneamento, esse reconhecimento vem ao encontro da missão da empresa de oferecer o que há de melhor e mais moderno de saneamento básico aos moradores de Palestina. “Estamos sempre em busca de soluções inteligentes e interativas para nos relacionarmos com os nossos clientes, eliminar barreiras, criar uma nova cultura de resolver e encantar. Ver o setor de saneamento como prestação de serviço, além da engenharia nos processos de água e esgoto, é nossa missão”, explica.

Essa cultura faz parte do DNA da Iguá Saneamento, que integra o Programa Encantamento do Cliente, política interna que inspira os colaboradores a executar todas as atividades com um objetivo: perceber e atender às necessidades dos clientes da companhia.

Sobre a Esap: Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Esap assumiu os serviços de tratamento de água e esgoto no município de Palestina em 2007. A empresa atende a 12 mil pessoas e trabalha para universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. É controlada pela Aviva Ambiental e, desde 2017, pela Iguá Saneamento, companhia que atende a 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.