Atibaia, dia 12 de fevereiro de 2022 – A Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo esgotamento sanitário no município que atua por meio de Parceria Público-Privada com a SAAE, divulgou na última semana as iniciativas de sustentabilidade previstas para este ano. De acordo com a agenda da Iguá, grupo ao qual a empresa pertence, o foco será em projetos sociais envolvendo mulheres que buscam novas oportunidades de empreender e aumentar a renda familiar, bem como alunos e professores da rede pública de ensino. Em um panorama nacional, o investimento do setor privado para ações desse tipo cresceu cerca de 71% após a pandemia e atingiu R$ 5,3 bilhões em 2020, conforme aponta o levantamento realizado pelo Grupo de Institutos e Fundações de Empresas (Gife).

Em Atibaia, o envolvimento da operação com a temática excedeu das demandas diárias de preservação, coleta e tratamento de esgoto. “Além da questão do meio ambiente, entendemos a sustentabilidade também como um compromisso com a vida das pessoas e o desenvolvimento socioeconômico das cidades. Deste modo, temos trabalhado para que o saneamento seja uma ferramenta de transformação para a comunidade, gerando impactos positivos em educação, economia e saúde”, comenta o Diretor Geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.

A partir do próximo mês, um dos projetos será lançado em duas frentes: o Culinária Sustentável e o Programa de Educação Cultural (PEC). O primeiro tem como objetivo a capacitação técnica e a geração de renda de 960 pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial mães e mulheres. Por meio de workshops e oficinas, o programa ensinará receitas com foco no reaproveitamento dos alimentos, estimulando a economia e o empreendedorismo na comunidade local. Já o segundo, contemplará cerca de 2 mil alunos e 700 professores da rede pública de ensino em Atibaia, a fim de promover consciência ambiental e empoderamento por meio da educação.

Além disso, outra iniciativa prevista para 2022 é o Paralímpico IDD (Instituto Daniel Dias), projeto relacionado às frentes do plano estratégico de sustentabilidade e selecionado pelo edital socioambiental da Iguá. A proposta, em cooperação com o Instituto Daniel Dias, tem o intuito de implementar um núcleo de natação no município para atender cerca de 80 crianças, adolescentes e adultos com deficiência física, a fim de contribuir para o desenvolvimento motor, psíquico e cultural dos participantes.

Todas essas ações serão gratuitas e em breve a empresa fará a divulgação das demais informações, bem como das datas para inscrições.

Sobre a Atibaia Saneamento – A Atibaia Saneamento é uma Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto à Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). Desde 2013, a empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo a 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 39 municípios com 19 operações e que alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

 

Informações à imprensa

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R. Croitor – thais@sustentar.ag

(11) 2427-9303 / (11) 94768-5814