A Águas Castilho, empresa do Grupo Iguá e Sabesp, busca investir em ações para otimizar ainda mais os serviços de água e esgoto do município.  

Na última semana, a Águas Castilho implantou uma novidade: a limpeza de reservatórios executadas por mergulhadores.  

A operação acontecerá nos sistemas localizados nos bairros Centro, Urubupungá, Laranjeiras, Hosoume, Castilho, CDHU e Nova York. 

  

Águas Castilho inova ao utilizar mergulhares na limpeza de reservatórios

 

Além de ser super moderno no município, um dos diferenciais desta técnica é que todo trabalho acontece sem a necessidade esvaziar os reservatórios. 

Com isso, a equipe da Águas Castilho evita os desperdícios e a baixa pressão na água para os moradores, mantendo a qualidade dos serviços distribuídos nos bairros. 

 

A eficácia dos serviços oferecidos pela Águas Castilho

 

Para o gerente operacional da Águas Castilho, Matheus Felipe Silva, este novo procedimento se iniciou com investimos para a execução de um trabalho ainda mais ágil e moderno. 

Portanto, “Sem gerar contratempos para os clientes com paradas programadas durante a execução do serviço, por isso é uma opção eficaz”, destaca o gerente da empresa. 

  

Entenda como funciona o processo

 

O mergulhador utiliza um sistema de aspiração para a retirada de todo material sedimentado acumulado no fundo do equipamento.  

Para evitar qualquer contaminação, o profissional passa por uma desinfecção e higienização previamente. 

Depois, é equipado com um traje de mergulho impermeável, máscara full face, um capacete totalmente vedado e um aparelho chamado umbilical que garante a livre respiração na água. 

 

A tecnologia utilizada durante a execução

 

Todo o trabalho é executado de forma segura e eficaz. 

A comunicação entre o mergulhador e o supervisor (que fica na parte externa acompanhando a manutenção), acontece através de uma câmera de vídeo para gerar imagens do procedimento. 

Além disso, outros equipamentos como luminárias (devido à falta de luz dentro do reservatório), microfone e autofalante, são utilizados durante o processo.