A empresa Água de Ariquemes vem promovendo debates sobre diversidade e igualdade racial com seus funcionários. A empresa é responsável pelos serviços de água e esgoto de Ariquemes (RO). 

Durante o evento, estavam presentes os colaboradores e diretores da empresa. 

Através do Programa Respeito Dá o Tom, a concessionária leva informação e viabiliza o questionamento sobre esse assunto tão importante.  

 

“Povos indígenas e o mercado de trabalho”

Dentro do debate, foram abordados assuntos sobre conquistas, batalhas e desafios dos povos indígenas. O palestrante Edjales Benício de Brito, membro do conselho deliberativo da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, narrou pontos importantes da história do Brasil. 

Ele atua desde 1992 em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. O tema “Povos indígenas e o mercado de trabalho” foi apresentado para os colaboradores da Águas de Ariquemes. 

 

Águas de Ariquemes e Aegea levam debate sobre equidade racial

O Programa Respeito dá o Tom, desenvolvido nas unidades do grupo Aegea Saneamento, promove discussões e conscientização sobre equidade racial e diversidade.  

O objetivo é trabalhar nos pilares de empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento dentro da empresa. 

Para Edjales, os participantes tiveram grande participação durante a palestra, fazendo perguntas e levantando questionamentos interessantes sobre o tema.  

Especialista no assunto, ele pontua: “”É um prazer falar sobre os povos indígenas e levar mais conhecimento para a população. Quando empresas promovem eventos como o de hoje, é maravilhoso”, disse. 

 

Diversidade dentro da Águas de Ariquemes

Para Vanessa Andrade, responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa, o programa vai além do debate racial.  

A Águas de Ariquemes é uma empresa múltipla e diversa, “Nosso quadro colaborativo é composto por brancos, pardos, negros e indígenas”, disse. 

Ao fomentar o debate sobre o tema, “A empresa eleva a autoestima dos colaboradores através da representatividade”, afirma Vanessa. 

 

Disseminação de informações entre os colaboradores

Respeito dá o Tom é um programa que promove a discussão, o questionamento e o compartilhamento de informações entre os funcionários sobre questões raciais e de diversidade.  

O diretor-executivo da Águas de Ariquemes, Robson Cunha, pontua: “É um conhecimento que não fica somente dentro dos muros da empresa. Quem participou da palestra hoje, levará o tema para casa, comentará com a esposa, filhos, amigos”, disse. 

Para ele, o intuito é gerar sabedoria e respeito. 

 

Águas de Ariquemes e outras concessionárias

A Aegea Saneamento é a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de quatro municípios: 

Atuando no estado deste de 2015, a empresa é responsável pelas concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Pimenta Bueno e Águas de Rolim de Moura. 

O Programa Respeito Dá o Tom acontece nas 153 unidades do grupo. 

Para mais informações, acesse o site: www.aguasdeariquemes.com.br