Uso da telemetria pela concessionária permite monitoramento remoto 24 horas por dia e agiliza a solução de eventuais problemas

O abastecimento de água em Guabiruba conta com um moderno sistema, que permite ação rápida para solucionar vazamentos, falhas em equipamentos e controle de nível dos reservatórios existentes. Desde maio de 2020, a Guabiruba Saneamento investiu mais de R$ 100 mil em tecnologias nunca antes utilizadas no município. Em outubro de 2020 foi dado início a um amplo programa de implantação de sistema de telemetria em todas as unidades operacionais. Atualmente, estão em funcionamento 17 pontos de monitoramento remoto, acompanhados 24 horas por dia pelas equipes técnicas da concessionária.

O uso da telemetria melhorou o controle e monitoramento do abastecimento. Com isso, houve redução no tempo de atendimento a serviços e diminuição das perdas de água. Alguns dos pontos de monitoramento operam por meio de alternativas sustentáveis, com o uso de placas solares como fonte de energia limpa para manutenção da carga de suas baterias, garantindo a permanente comunicação das informações para o Centro de Controle Operacional.

Além do sistema de telemetria 24 horas, toda a frota da Guabiruba Saneamento possui monitoramento via satélite. Com isso, consegue mais agilidade no atendimento a emergências, pois a equipe de programação identifica rapidamente o técnico mais próximo ao local da ocorrência.

“Todos ganham com nosso investimento em tecnologia e sustentabilidade, que traz benefícios diretos para as pessoas, para o meio ambiente e para o município, pois ajuda a ter um abastecimento mais estável e controlado. Para a concessionária, melhora muito os processos de resolução de eventuais problemas e garante um serviço de alta qualidade”, explicou Guilherme Paladini, superintendente da Guabiruba Saneamento.