Lançamento do programa De Olho no Óleo, para incentivar a destinação correta do resíduo e estimular a reciclagem, é destaque na programação

A Prolagos preparou uma ampla programação para marcar o mês do Meio Ambiente. Serão palestras, visitas guiadas a unidades operacionais, trilhas, plantio e distribuição de mudas nativas, apresentação da peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”, workshops, além de três importantes lançamentos: II Prêmio de Jornalismo Ambiental, novo espetáculo teatral, voltado para o segundo segmento, e o programa De Olho no Óleo. As atividades começam no dia 3 de junho, próxima segunda-feira, e se estendem até o dia 26.

Na segunda-feira, dia 3, a concessionária levará a peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação” para o lançamento do Projeto Arvorecer, da prefeitura de São Pedro da Aldeia, voltado ao plantio de mudas de árvores em vias e praças públicas. A atividade será na praça do bairro São João, a partir das 9 horas e contará ainda com a distribuição de mudas. À tarde, o espetáculo será apresentado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia para alunos do Projeto Monike Azevedo e do Programa Forças no Esporte.

Na terça-feira, dia 4, haverá a apresentação do Laboratório Móvel e plantio de mudas na escola municipal Alice Canelas, em Iguaba Grande. No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, haverá o lançamento da peça “Prenúncio”, no Teatro Municipal Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, em duas sessões: às 9h30 e às 14h30. Com texto voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Regular, a apresentação estimula a reflexão sobre o comportamento inadequado do ser humano em relação ao descarte de lixo.

Ainda no dia 5, será lançado o programa De Olho no Óleo, que transformará as lojas de atendimento da Prolagos em postos de coleta de óleo vegetal. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto do resíduo e minimizar um dos principais causadores de entupimento das redes de drenagem e esgoto. O material será encaminhado para a ONG Reciclóleo. No fim do dia, às 18h, o presidente da Prolagos, Sérgio Braga, participará do Seminário do Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório da OAB Cabo Frio, com o painel “Saneamento e Saúde Ambiental”.

Na quinta-feira, dia 6, o espetáculo “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação” será apresentado em duas sessões, 09h e 14h, na Praça de São José, em Armação dos Búzios, onde também serão distribuídas mudas nativas da região. As atividades se repetirão no dia seguinte, 7, nos mesmos horários, na Praça da Reserva do Peró, em Cabo Frio. No sábado, a Prolagos vai apoiar ação da Coordenadoria de Meio Ambiente de Cabo Frio na Ilha do Japonês.

No dia 10, segunda-feira, haverá atividade do projeto Captação – Seu descarte, minha arte, na Casa Scliar. Por meio de instalações artísticas, a atividade destinada a alunos do nono ano da rede pública de ensino promove uma reflexão sobre o consumo e descarte de resíduos no meio ambiente. Na terça-feira, dia 11, haverá a premiação do programa Saúde Nota 10 na Escola Municipal Achiles Barreto, em Cabo Frio. No mesmo dia, haverá o lançamento da segunda edição do Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, que tem como objetivo estimular a produção de matérias sobre o saneamento básico e a sua importância para o meio ambiente. O concurso distribuirá mais de R$ 30 mil em prêmios.

Na quarta-feira, 12, os alunos da Escola Municipal Francisco Franco, em Cabo Frio, estarão na Casa Scliar participando do CaptaAção. Às 8h30, está programada trilha ecológica no Foguete, com a retirada de micro lixo presente nas dunas. O ponto de encontro será a base do Parque da Costa do Sol. No dia seguinte, dia 13, a trilha será em Búzios, na Serra das Emerências. O ponto de encontro será a Lagoa de José Gonçalves. As trilhas serão realizadas em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Parque Estadual da Costa do Sol. Os interessados em participar deverão se inscrever por meio do e-mail meioambiente.prl@prolagos.com.br.

A terça-feira, 18 de junho, será dedicada aos workshops. Professores da rede municipal de ensino do município de São Pedro da Aldeia participarão do workshop “Tecnologia Aplicada a Saneamento Básico”, com visita ao Centro de Controle Operacional da Prolagos (CCO), instalado na sede da empresa, de onde os sistemas de água e esgoto são acompanhados em tempo real. O espaço é considerado um dos mais modernos no segmento de saneamento no país. Também na sede, haverá workshop sobre a evolução do saneamento na região para fiscais que atuam nas áreas de proteção ambiental, INEA e secretarias de meio ambiente da região.

As atividades estão sendo organizadas pelos setores de Responsabilidade Social, Comunicação e EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança) da Prolagos e têm como objetivo despertar a consciência ambiental por meio de ações socioeducativas.

Veja a programação completa

03/06
9h – Distribuição de mudas e apresentação da peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação, no lançamento do Projeto Arvorecer da PMSPA
Local: Praça do bairro São João

14h – Apresentação da peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”
Local: Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia

04/06

9h – Visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Armação dos Búzios
Público: Alunos da Escola Municipal João Torres

9h – Laboratório Móvel e plantio de mudas
Local: Escola Municipal Alice Canellas, Iguaba Grande

05/06
Projeto CaptaAção – Seu Descarte, MinhaArte
Local: Casa Scliar – R. Marechal Floriano, 253 – São Bento, Cabo Frio

9h30 / 14h30 – Lançamento do espetáculo “Prenúncio”
Local: Teatro Municipal Átila Costa – Rua Francisco Santos Silva, 555, Vila São Pedro, São Pedro da Aldeia

12h – Lançamento “De Olho no Óleo”
Local: Loja comercial de São Pedro da Aldeia – Av. Nilo Peçanha, 46, Centro

18h – Seminário do Dia Mundial do Meio Ambiente – painel “Saneamento e Saúde Ambiental”, com o presidente da Prolagos, Sérgio Braga
Local: Auditório da OAB-Cabo Frio – Rua Ministro Gama Filho, 23 – Braga

06/06
9h – Visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Armação dos Búzios
Público: Alunos da Escola Municipal Paineiras

9h / 14h – Apresentação da peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”
Local: Praça de São José, Armação dos Búzios

07/06
9h30 / 14h30 – Apresentação da peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”
Local: Creche Municipal Maria Leonídia Parente Forte Martins

08/06
Abraço a Ilha do Japonês – organizado pela PMCF
Ponto de encontro – Antigo estacionamento da Boca da Barra

10/06
Projeto Captação com alunos da EM Luis Lindemberg
Local: Casa Scliar

11/06
Premiação do programa Saúde Nota 10
Local: Escola Municipal Achilles Barreto – Cabo Frio

12/06
8h30 – Trilha no Parque das Dunas, Cabo Frio
Ponto de encontro: Base do Parque Estadual da Costa do Sol
Inscrições pelo e-mail: meioambiente.prl@prolagos.com.br

Projeto Captação com alunos da EM Francisco Franco
Local: Casa Scliar

13/06
8h30 – Trilha na Serra das Emerências, Armação dos Búzios
Ponto de encontro – Lagoa de José Gonçalves
Inscrições pelo e-mail: meioambiente.prl@prolagos.com.br

14/06
Premiação do programa Saúde Nota 10
Local: Escola Municipal Antônio Alípio – Armação dos Búzios

18/06
Projeto Captação com alunos do INEFI
Local: Casa Scliar

Workshop sobre a evolução do saneamento na região
Local: sede da Prolagos, no Balneário, São Pedro da Aldeia

Workshop “Tecnologia Aplicada a Saneamento Básico” para alunos da rede pública
Local: Local: sede da Prolagos, no Balneário, São Pedro da Aldeia

24/06
Visita ao CCO – EM Teixeira e Sousa
Local: sede da Prolagos, no Balneário, São Pedro da Aldeia

Projeto Captação com alunos da EM Francisco Paes
Local: Casa Scliar