A área de Responsabilidade Social da Mirante entregou, no começo de dezembro de 2022, 600 exemplares do livro “Respeito às Diferenças” à Secretaria Municipal de Educação.  

O livro é o resultado do Projeto Respeito às Diferenças, que aconteceu em 10 municípios brasileiros. 

Entre eles, está Piracicaba, realizado pela Flamingo Comunicação, com produção da Horizonte, patrocínio do Instituto Aegea (Aegea Saneamento) e apoio da Mirante e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

O conteúdo da publicação é fruto de todo o trabalho desenvolvido dentro do projeto, que percorreu, ao todo, 10 cidades brasileiras:  

Canoas (RS), Vila Velha (ES), Diamantino (MT). Esteio (RS), Pedra Petra (MT), Piracicaba e Matão (SP), Serra (ES). Sorriso (MT) e Teresina (PI).  

Por isso traz produções de alunos de todas essas cidades.  

Alunos de Piracicaba participam de ação da Mirante

 

Em Piracicaba, pelo menos 70 educadores da rede municipal de ensino, 1.740 alunos do Fundamental I (de 08 a 10 anos) de 47 escolas participaram do Respeito às Diferenças, com 88 produções selecionadas, entre cartas e ilustrações sobre o tema.  

Todas as escolas participantes têm ao menos um trabalho publicado no livro, e receberão, gratuitamente, vários exemplares. 

Saiba mais sobre o projeto  

Durante a execução do projeto, os alunos, sob orientação dos professores, produziram cartas e ilustrações sobre o tema, além de outras experiências como entrevistas, leituras paralelas, idas aos correios, atividades científicas, entre outras atividades.  

Após essa fase, foram selecionadas produções para representar a escola junto à banca que definiu os finalistas para compor o livro Respeito às Diferenças. 

O projeto chegou às salas de aula após oficinas de capacitação dos educadores.  

Mirante reforça a importância às diferenças 

Com o intuito de promover a integração dos alunos através do Projeto Respeito às Diferenças, o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo, explica: 

“O Respeito às Diferenças tem como objetivo desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração dos alunos do Ensino Fundamental I de escolas públicas, seguindo as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mesmo tempo que propôs a reflexão sobre diversidade e o gênero literário”. 

Durante o projeto, foi possível reforçar importância do resgate e da magia que é contar histórias por meio de cartas e narrações, uma forma lúdica de motivar a imaginação e criatividade dos estudantes.  

“Foi um mergulho na área do conhecimento da língua portuguesa e direitos humanos, um tema importantíssimo na formação das crianças”, disse o analista da Mirante.