Economia

 

Para figurar neste quesito, foram considerados como diferenciais:

  • Investimento significativo para a realidade local
  • Geração de empregos
  • Atração de indústrias e outros investimentos para o município

 

Barcarena (PA)

 

Concessão Plena

Em junho de 2020, foi inaugurada a primeira estação de tratamento de esgoto do município. Foi o primeiro passo de um grande desafio que Barcarena tem pela frente: acelerar o investimento para que a cidade se destaque no saneamento do Pará. Atualmente, pouco menos de nove mil habitantes da população total de 68 mil são atendidos com a cobertura de esgotamento sanitário.

A previsão da concessionária Águas de São Francisco, do Grupo Aegea, que administra os serviços no município desde 2014, é de que até 2022 Barcarena conte com 24% de cobertura de esgotamento sanitário, ampliando o atendimento para 14 mil moradores. Já foram investidos R$ 86 milhões para a melhoria dos serviços para a população.

O projeto Água Pai D’égua segue em desenvolvimento na cidade e consiste na formação de equipes multitarefas que percorrem os bairros, trabalhando na regularização do abastecimento de água. Para o abastecimento, ainda serão implantados 40 quilômetros de rede de água, mais a reestruturação de 20 quilômetros das redes já existentes, a fim de garantir água nas torneiras para mais de 15 mil pessoas.

 

Manaus (AM)

 

Concessão Plena

Nos últimos dois anos, a cidade recebeu investimentos superiores a R$ 388 milhões para melhorar o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Nesse período, a responsável pelos serviços – concessionária Águas de Manaus – passou ao controle do Grupo Aegea.

Foram construídos cinco novos reservatórios para reforçar a reserva de água em regiões estratégicas na cidade, com ampliação da capacidade em 30 milhões de litros, beneficiando mais de 600 mil habitantes e reduzindo a intermitência do abastecimento. Dos 87,79% da população antes atendida, agora a concessionária já abastece 98% da cidade e vem acompanhando a expansão vegetativa de Manaus, que, entre as capitais brasileiras, ainda é uma das que mais cresce no país (nos últimos 10 anos, aumentou sua população em 25,5%, de acordo com o IBGE).

A concessionária também iniciou o programa de relacionamento “Vem com a Gente”, que está levando água tratada para os locais que são abastecidos por ligações irregulares e promove a regularização do abastecimento em áreas de vulnerabilidade social.

Em relação ao tratamento de esgoto, três novas estações de tratamento de médio e grande porte foram entregues. O objetivo é reverter os indicadores de esgoto da capital amazonense que registra 23,8% de esgoto tratado, sendo o restante lançado no Rio Negro com capacidade de autodepuração e diluição. As redes de coleta e tratamento foram ampliadas, saindo de uma cobertura de 12,3% em 2018 para 22% no fim de 2020. Com isso, aproximadamente 500 mil manauaras já têm rede de esgoto disponível. A meta é chegar ao fim de 2021 com 25% de cobertura na cidade.

Os clientes cadastrados na tarifa social subiram 220%. A concessionária incentiva os usuários de baixa renda a aderirem à tarifa social (o benefício concede 50% de desconto na conta de água). Atualmente, 63 mil consumidores já estão cadastrados.

 

São Gabriel (RS)

 

Concessão Plena

No período do processo licitatório, uma das premissas da concessionária São Gabriel Saneamento, do Grupo Solvi, era praticar uma tarifa 15% mais baixa do que estava sendo exercida no município. Depois de oito anos de atuação, a empresa conseguiu atingir uma tarifa 29% menor. Em um comparativo, mil litros de água na antiga concessionária custariam, já com a correção anual, R$ 5,91, R$ 1,33 a mais que o valor que a concessionária atual irá aplicar depois da sua correção.

Em um ano, a cidade de São Gabriel economizou mais de R$ 5,3 milhões no serviço de saneamento básico. Se forem contabilizados os oito anos em que a empresa está atuando no município, já foram economizados, em valores corrigidos, mais de R$ 40 milhões. Economia que beneficia a todos, principalmente os consumidores.

A concessionária é pioneira na implantação da modalidade de arrecadação por PIX. Além de trazer qualidade de atendimento e agilidade para o pagamento das faturas para os clientes, a novidade reduz as despesas da empresa com tarifas bancárias (custo médio hoje para modalidade de pagamento “balcão” é de R$ 1,58; com o PIX, esse valor cai para R$ 0,33 por fatura). Outro benefício é a agilidade de consultar pagamentos em espaços mais curtos de tempo. Para a gestão comercial, essa facilidade é de suma importância.

O uso do PIX também vem ao encontro da política da comunicação externa da empresa de incentivar o “fique em casa”, como forma de evitar a contaminação pela Covid-19.

 

Sumaré (SP)

 

Concessão Plena

Cinco anos após a concessão dos serviços de saneamento na cidade, Sumaré, que tem hoje 280 mil habitantes, já recebeu mais de R$ 131 milhões de investimentos para a melhoria dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. O montante foi necessário para sanar problemas frequentes de interrupções no fornecimento de água às residências. As ocorrências resultavam em alto registro de reclamações da população.

Para os próximos dois anos, a BRK Ambiental segue plano de investimentos no valor de R$ 153 milhões. Está prevista a construção de duas estações de tratamento de esgoto de grande porte, fazendo com que a cidade alcance em 2026 a universalização (100%) desse serviço.

Serão executadas ainda obras de ampliação e modernização nas estações de tratamento de água do município. A empresa também está focada na redução do índice de perdas de água em todo o sistema de distribuição. Desde o início da concessão, o índice foi reduzido de 60% (2015) para 36,5% (média em 2020).

Os serviços prestados pela concessionária inseriram Sumaré na lista dos municípios brasileiros com os melhores resultados em saneamento básico. A cidade ocupa a 50ª posição do Ranking do Saneamento Básico, divulgado em março de 2021 pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados.

 

Operação, Tecnologia e Gestão

 

Para figurar neste quesito, foram considerados como diferenciais:

  • Engajamento de pessoas, de processos e resultados de produtividade
  • Redução de perdas
  • Ampliação do atendimento
  • Ampliação da oferta de água
  • Não interrupção do fornecimento (fornecimento não intermitente)
  • Tecnologias inovadoras
  • Capacidade para atender picos de alta temporada
  • Eficiência energética

 

Araçatuba (SP)

 

Concessão Plena

Em 2020, a concessionária GS Inima Samar colocou em funcionamento, a título de teste, a usina solar de secagem de lodo de esgoto (tecnologia SRT — Solar Aktive Drying), cuja performance foi melhor do que o esperado. A redução do volume do lodo de esgoto tem sido maior do que 90%, quando eram aguardados 80%.

Instalado em uma área de 7 mil m², o secador de lodo por radiação solar processa 12 toneladas diárias, ou seja, todo o lodo da ETE Baguaçu. Além de reduzir drasticamente as despesas com a disposição do lodo em aterro sanitário, a nova tecnologia melhora a qualidade do insumo gerado, apontando a viabilidade do seu uso na agricultura ou na remediação de solos.

A fim de garantir abastecimento de água 24 horas por dia e sete dias por semana nas torneiras da população de Araçatuba, a concessionária concentrou um volume representativo de investimentos no último ano. A principal iniciativa foi a construção de uma nova estação de tratamento de água com capacidade de tratar 2 mil m³/h de água, em substituição a outras duas existentes, que atendem hoje 50% da população, o equivalente a 100 mil pessoas. Prevista para ser concluída em 2022, a nova estação será integrada por laboratório de análise de amostras para o monitoramento da qualidade da água e um moderno sistema de desaguamento de lodo.

Para 2021 está prevista a entrega da setorização da distribuição de água tratada no município, melhorando a eficiência dos serviços e reduzindo perdas. Depois de dois anos de trabalho, a concessionária terminou a reversão da bacia de esgoto da zona norte de Araçatuba para a ETE Baguaçu, que foi ampliada para receber a nova demanda, após crescimento populacional e industrial. Dessa maneira, foram desativadas duas lagoas de tratamento que exalavam mau cheiro e que impediam a instalação de novas indústrias na região, o que foi finalmente autorizado.

A reversão beneficiou mais de 40 bairros e ainda integrou a área rural de Engenheiro Taveira, além de abrir oportunidades para novos investimentos na cidade.

 

Araguaína (TO)

 

Concessão Plena

Essa cidade de 178 mil habitantes conta com um sistema de captação de água exclusivamente subterrâneo. A concessionária BRK Ambiental Saneatins opera 12 unidades de tratamento simplificado (UTS), que compõem o sistema de água da cidade, utilizando poços tubulares profundos (PTP).

Araguaína possui ainda duas estações de tratamento de esgoto e se prepara para receber uma nova, que utilizará a tecnologia Nereda (tratamento biológico por lodos ativados). Ainda em fase de construção, a nova estação permitirá a ampliação do serviço de coleta e tratamento de esgoto até o alcance do patamar de universalização do serviço.

Atualmente, 100% dos moradores têm acesso ao serviço de água tratada e cerca de 43% já possuem rede coletora instalada. Diariamente, 37 milhões de litros de água tratada são produzidos e cerca de 4,7 milhões de litros de esgoto são coletados e tratados na cidade. Os investimentos somam R$ 216 milhões nos dois sistemas.

Apesar de todos os investimentos, a concessionária tem como principal desafio conscientizar a população de Araguaína sobre temas ambientais e de saúde pública que envolvem os serviços de água e esgoto. Ainda é recorrente o lançamento irregular de água de chuva e lixo nas redes coletoras de esgoto.

 

Balneário Gaivota (SC)

 

Concessão Plena

A concessionária Gaivota Saneamento (Grupo Atlantis) opera o serviço de abastecimento de água no município desde 2018. A empresa utiliza o sistema WaterGems para o controle da ETA. Com o software, é possível analisar a capacidade da adutora para distribuição, projetar a ampliação de redes para locais ainda não atendidos no município e apontar pontos de melhorias nas redes já existentes.

Graças ao novo sistema, a concessionária consegue realizar melhorias contínuas no sistema para garantir o abastecimento regular aos 11 mil habitantes da cidade.

A concessionária apresentou ainda resultados muito satisfatórios com o engajamento de equipe comercial para aumentar o índice de leitura dos hidrômetros. A empresa atingiu a média anual de 99,84% de um total de 5.107 ligações.

Para isso, foram criados processos visando solucionar as dificuldades apresentadas pela equipe, como, por exemplo, os impedimentos para acesso e dificuldades de visão dos leituristas. Apresentadas as dificuldades, a equipe procura solucionar o problema no menor tempo possível, envolvendo as demais áreas comerciais.

 

Grupo Aegea – Programa Infra Inteligente

 

Lançado em 2018, o Programa Infra Inteligente do Grupo Aegea começou a ser aplicado nas novas assunções da concessionária no ano passado. Até agora, nove cidades da grande Porto Alegre, Cariacica (ES) e mais 68 municípios do Mato Grosso do Sul já utilizam a nova tecnologia.

Com o uso de modelos virtuais 3D inteligentes da metodologia Building Information Modeling (BIM), as concessionárias tiveram seus parques de ativos físicos mapeados e digitalizados para a criação dos gêmeos digitais (cópias digitais das instalações físicas), que permitem aperfeiçoar processos, reduzir custos e diminuir tempos de manutenção e paralisações.

Considerado inovador para o setor no país, o programa combina metodologias estratégicas de negócio às mais avançadas tecnologias (drone, modelagem 3D BIM, gêmeo digital e inteligência artificial). O Infra Inteligente está sendo aplicado gradativamente em todos os 126 municípios dos 12 estados do país atendidos pelo Grupo, abrangendo 11 milhões de pessoas.

Entre os principais benefícios estão os modelos digitais gerados das redes e estações de tratamento, fazendo com que aumente a eficiência operacional e se otimizem os custos de investimento em novas obras, além de melhorar a disponibilidade e qualidade dos serviços de abastecimento, coleta e tratamento do esgoto. Também há a gestão da informação técnica em todo o ciclo de vida da infraestrutura, desde a engenharia de construção até a operação e manutenção dos sistemas.

O resultado é uma maior colaboração entre áreas, com foco em decisões mais assertivas em todas as fases do ciclo da água.

 

Grupo Águas do Brasil – Automação de ETAs

 

O objetivo do Grupo Águas do Brasil é a operação automatizada e o monitoramento remoto das Estações de tratamento de água.

Como parte da execução de seu Planejamento Estratégico, o Grupo colocou em operação em abril a Automação das Estações de Tratamento de Água (ETA) Coroa, a maior Estação de Tratamento de Água do Grupo, em Águas do Paraíba, e as ETAs Tapera e Santa Margarida, de Águas de Nova Friburgo. Conduzido pelas área de Pesquisa e Tecnologia (P&T) com apoio da Gerência Corporativa de Automação e Energia, o projeto tem como objetivo automatizar o monitoramento de qualidade da água tratada e filtrada, além de permitir a dosagem automática dos produtos químicos (coagulante, cloro e fluoreto) nas estações. As unidades de Nova Friburgo terão ainda operação remota com fechamento automático de toda a ETA, caso os parâmetros de qualidade atinjam valores críticos definidos. Essas não são as primeiras ETAs do Grupo a serem automatizadas. A ETA Juturnaíba foi a primeira a contar com automação nos seus processos.

Agora, tudo é feito de forma automática e remota. A instalação dos instrumentos in-line para análise dos parâmetros de qualidade de turbidez, pH, cor, cloro, flúor e potencial de carga, em conjunto com a automação de controle de processos (PID), permite a automação da dosagem dos produtos químicos citada acima. O acionamento das bombas dosadoras ocorre através do supervisório instalado em cada uma das ETAs do projeto, e o acompanhamento de todo processo pode ser feito diretamente do Laboratório. Em Águas de Nova Friburgo e em Águas do Paraíba, a visualização do supervisório ocorre a quilômetros de distância, no Centro de Controle Operacional (CCO) existente na sede das empresas.

Outro ponto importante é referente ao monitoramento da qualidade da água tratada e filtrada, e envio dos parâmetros de qualidade ao Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO), pois, com os instrumentos in-line, a medição dos dados de qualidade ocorre a cada 5 minutos, sendo esses armazenados em um banco, permitindo que os operadores dediquem o tempo das análises de bancada (que eram feitas a cada 2 horas) para ações mais importantes do tratamento de água.

O projeto recebeu um investimento total de quase R$ 800 mil em 2020. Este ano, estão sendo conduzidos diretamente pela Gerência de Automação e Energia os projetos da ETA Alegria, em Águas das Agulhas Negras, ETA Jundiaquara, em Águas de Araçoiaba, e ETAs Rio Grande de Cima e Jason, em Águas de Nova Friburgo.

 

Grupo Águas do Brasil – Programa Água de Valor

 

O Programa Água de Valor, do Grupo Águas do Brasil, já reduziu nos último três anos as perdas de água em suas operações em mais de 17 milhões de m³, um volume equivalente a 6.800 piscinas olímpicas. Só no ano passado, esse montante representou uma economia de quase R$ 10 milhões. A empresa vem ampliando esforços e investimentos nessa área, alcançando resultados cada vez melhores nas cidades onde atua.

Iniciado em 2018, o Água de Valor tem como missão aumentar a eficiência dos sistemas de distribuição, com o objetivo principal de reduzir as perdas de água, assegurando o abastecimento da população e contribuindo para a garantia desse direito às gerações futuras.

O programa foi vencedor do Prêmio Firjan 2020 na categoria Água e Efluentes. Com sua implantação, a empresa conseguiu reduzir o volume de captação dos mananciais e a necessidade de investimentos em ampliação da capacidade de produção, diminuindo impactos econômicos e ambientais, e também reduzindo o consumo de energia e produtos químicos, contribuindo ainda com a preservação do meio ambiente e redução dos custos operacionais. Outros bons resultados foram obtidos em relação ao número de fraudes e ligações clandestinas.

 

Iguá Saneamento – Aplicativo IguAPP

 

Desde dezembro de 2020, a Iguá dispõe do inovador aplicativo IguAPP. Criada no Powerapps da Microsoft Office 365, a ferramenta está sendo utilizada para controle operacional. A nova tecnologia permite identificar precisamente os serviços realizados pelas equipes, e também disponibiliza a realização de cálculo assertivo e prático dos indicadores de rede.

Pelo celular, as equipes, que passaram por treinamento, acessam o aplicativo com uso de senha da conta corporativa e se conectam na ferramenta. O aplicativo utiliza as informações para alimentar o banco de dados do sistema operacional, além de auxiliar na gestão das equipes, calculando a produtividade da execução dos serviços, e ainda, proporcionalmente o controle de materiais e terceiros.

É possível ainda controlar os serviços de locação de equipamentos e manutenções referentes à frota e eletromecânica. Esses dados são considerados imprescindíveis para a redução de custos operacionais e na gestão de ativos. Nos dois primeiros meses de uso da nova ferramenta, foi possível identificar melhora de 33% no indicador de Taxa Interna de Retorno.

 

Palestina (SP)

 

Concessão Plena

Com a concessionária ESAP, dos grupos Aviva Ambiental e Iguá, em operação desde 2007, o município possui um dos menores índices de perdas de água do país: 11% (número referente à média observada entre maio de 2020 a abril de 2021). Esse excelente indicador é fruto de constantes investimentos e da atuação de uma equipe técnica especializada.

Para alcançar esses índices, a empresa realiza acompanhamentos diários da perda de água nos sistemas, com pesquisas por meio da mínima noturna (técnica utilizada para medir a pressão e a vazão de água), haste de escuta mecânica nos cavaletes residenciais da cidade e o uso do geofone, que identifica o local exato do vazamento para que a manutenção seja efetuada no menor prazo possível. Além disso, a população é convocada a participar desse processo por meio de campanhas de conscientização no combate a vazamentos internos nos imóveis. As iniciativas de combate a fraudes também são essenciais para atingir esses resultados.

A concessão plena em Palestina tem validade de 30 anos. A ESAP atende a 12 mil pessoas e trabalha para universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Dentro desse esforço, vale ressaltar a inauguração da estação de tratamento de esgoto Jurupeba, em agosto do ano passado. Com ela, Palestina atingirá 97% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto, faltando muito pouco para a universalização do serviço.

O sistema de tratamento utilizado na ETE Jurupeba é o de lodos ativados com aeração prolongada. A tecnologia empregada é mais eficaz evitar o mau cheiro no processo de tratamento dos efluentes.

 

Piquete (SP)

 

Concessão Plena

A concessionária Águas de Piquete, do Grupo Iguá, conseguiu reduzir o índice de perdas na distribuição de 46% para menos de 10%. A marca foi registrada um ano após o começo das ações de combate a perdas, iniciadas no final de 2019.

Responsável pelo abastecimento de água para mais de 13 mil habitantes, a empresa passou a realizar periodicamente o monitoramento das redes, verificando pressão em vários pontos da cidade, em horários distintos.

Foram instaladas válvulas reguladoras de pressão, regulagem de telemetria e também a pitometria, que possibilita a análise específica de vazão. Os serviços de manutenção de vazamentos começaram a obedecer rigorosos prazos de execução. Nos pontos mais críticos, foram efetuadas substituições de tubulações. Paralelamente às ações de manutenção, foi realizada a renovação do parque de hidrômetros.

Com a diminuição drástica das perdas, a concessionária conseguiu uma economia de 56% no consumo de produtos químicos e teve registro de eficiência energética de9%, além de impacto direto no faturamento.

 

Bem-estar social

 

Para figurar neste quesito, foram considerados como diferenciais:

  • Avanços em saúde
  • Avanços em educação/qualificação profissional

 

Palmas (TO)

 

Concessão Plena

A jovem cidade, de apenas 32 anos de idade, hoje é considerada a quinta capital brasileira com o melhor índice de saneamento. De acordo com o Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades, lançado em março de 2021, Palmas ocupa a 28° posição, ficando atrás de apenas quatro capitais: Curitiba, São Paulo, João Pessoa e Brasília.

Nos últimos cinco anos, foram investidos mais de R$ 148 milhões em ações como a implantação de novas redes coletoras de esgoto, ampliação da principal estação de tratamento de água da cidade – que aumentou sua capacidade de tratamento de 750 l/s para 1.500 l/s – além de iniciativas de redução de perdas, automações e implementos que permitiram aos sistemas de água e esgoto acompanharem o crescimento da cidade, ampliando o atendimento a áreas novas.

O reflexo disso aparece diretamente nos indicadores de saúde do município. Palmas reduziu a incidência de doenças de veiculação hídrica de 13,36 casos a cada 10 mil habitantes em 2010 para 5,31 em 2018. No mesmo período, entre crianças de 0 a 4 anos, grupo mais vulnerável à falta de saneamento básico, a incidência caiu de 103,03 (2010) para 46,95 (2018).

Palmas ganha destaque, sendo um contraponto aos quadros nacional e regional de indicadores de atendimento com água e esgoto: 100% dos moradores da cidade têm acesso ao serviço de água tratada e 88% têm cobertura com a rede coletora de esgoto.

 

Penha e São Francisco do Sul (SC)

 

Concessão Plena

Essencial para a vida e para a higiene, a água ganhou ainda mais importância com o aumento da propagação da Covid-19. Água e sabão são responsáveis pela limpeza das mãos, superfícies e objetos, evitando a contaminação. Atentas às necessidades de cuidados com a higiene e saúde da população, as concessionárias Águas de São Francisco do Sul e Águas de Penha, ambas do Grupo Aegea, têm procurado ampliar o alcance dos benefícios da tarifa social da água (TSA) para garantir o abastecimento a quem vive em situação de vulnerabilidade social nas duas cidades.

O reforço da medida, no entanto, deve vir acompanhado do uso consciente da água, evitando excessos e desperdícios, a fim de não impactar o fornecimento e o orçamento das famílias. Os índices de desconto são regulamentados pelas câmaras municipais.

Para participar, as famílias precisam estar incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e consumir até 10m³ de água/mês. O cadastro se consolidou como o principal instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, possibilitando sua seleção e a inclusão em programas sociais.

Em São Francisco do Sul, a meta é incluir todas as famílias inscritas no CadÚnico na tarifa social. Em Penha, as famílias que estão inscritas no Cadastro para Programas Sociais na Secretaria Municipal de Assistência Social, em dia com o pagamento mensal da tarifa e que consomem até 10m³ de água/mês (comprovado por média dos últimos doze meses), têm direito a tarifa residencial social de água.

 

Zona Oeste Mais – Rio de Janeiro (RJ)

 

Concessão Esgoto

Vencedor do Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo, em 2019, o projeto Qualifica Mais, realizado pela Concessionária Zona Oeste Mais Saneamento, já formou 58 alunos ao longo de três anos de realização, dos quais 16, entre homens e mulheres, conseguiram ser integrados ao quadro de profissionais da empresa. O curso é realizado em parceria com a Firjan, Sesi e Senai, que auxiliam na metodologia e capacitação dos participantes.

O Qualifica Mais tem como objetivo fornecer conhecimento da atividade de bombeiro hidráulico aos moradores da região de atuação da concessionária (22 bairros da zona oeste do Rio de Janeiro). Os inscritos passam por processo seletivo e, após aprovação, participam de 128 horas de formação integral, sendo 84 horas de aulas técnicas presenciais, nas quais são ensinadas a execução de instalações e manutenção de sistemas hidráulicos. Nos dias de aula, os alunos ainda recebem auxílio para o transporte e alimentação no local de realização do curso.

Devido à pandemia, o projeto não abriu turmas em 2020 e aguarda o término do período das medidas restritivas para reiniciar suas atividades.