Referência em qualidade de informação sobre o saneamento

 

O Panorama da Participação Privada no Saneamento chega em 2022 à sua nona edição consecutiva.

A publicação idealizada e produzida pela ABCON SINDCON é hoje uma referência para a sociedade sobre a atuação dos operadores privados em um setor que se torna cada vez mais protagonista da infraestrutura nacional, com reflexos que se espalham da saúde pública à educação, turismo, geração de empregos e preservação ambiental, entre outros aspectos socioeconômicos.

O Panorama está alinhado com os objetivos do planejamento estratégico traçado pela ABCON SINDCON para o período 2021-2024.

Queremos ser essenciais para a universalização do saneamento no país, atuando para qualificar o mercado, mobilizar recursos, impulsionar a qualidade do serviço, reforçar a imagem setorial e fortalecer a governança corporativa.

No âmbito externo, em sintonia com essas premissas, nossa intenção é continuar levando para todos a informação qualificada e transparente que compõe o Panorama desde a sua criação, em 2014.

A partir daquela data, o Panorama tem registrado os importantes avanços do saneamento do país, com destaque para a aprovação do marco legal do setor, uma conquista na qual a ABCON SINDCON exerceu um papel-chave, ao disseminar e trazer para o debate os números que comprovavam a necessidade de se ampliar investimentos, a fim de que toda a população pudesse ter acesso a água de qualidade e esgotamento sanitário.

A essência original do Panorama tem sido preservada ao longo de todos esses anos. O mesmo cuidado com a informação acurada e relevante deste anuário, nossa principal publicação, é observado em outros bancos de dados produzidos pela ABCON SINDCON, como o Sistema de Informações do Segmento Privado do Setor de Saneamento (SPRIS), as Análises Conjunturais, o Painel de Monitoramento do Novo Marco Legal, a Calculadora de Custos e os demais estudos e materiais desenvolvidos pela associação.

Todas essas iniciativas ajudam o setor e a sociedade a entenderem melhor o saneamento e seus impactos positivos na vida das pessoas.
É com esse espírito renovado que apresentamos o novo Panorama da Participação Privada no Saneamento, edição 2022.

Boa leitura!

Percy Soares Neto
Diretor-executivo da ABCON SINDCON