Capítulo 7
Avanços da iniciativa privada no setor

Com distribuição equilibrada, as operadoras privadas de saneamento estão presentes em todas as regiões do país. Com o recente leilão da companhia gaúcha Corsan, o Sul se tornou a região com maior número de municípios atendidos (39%), seguida de Sudeste (17%), Nordeste (16%), Norte e Centro-oeste (14% em cada uma delas). Considerando todos os municípios atendidos, a operação privada tem melhor desempenho de atendimento do que as companhias estaduais e serviços municipais. O índice de atendimento urbano de água entre elas é de 96,3%, enquanto as companhias estaduais atendem 89,4% e os serviços municipais, 94,7%. No comparativo do atendimento urbano de esgoto, o índice médio das operadoras privadas chega a 64%, enquanto as companhias estaduais atingem 56% e os serviços municipais, 50,4%.

Desempenho financeiro

A partir do histórico do desempenho financeiro dos operadores por região e tipo de operador, em cálculo feito com base nos dados agregados do SNIS, é possível verificar o bom desempenho financeiro das operadoras privadas. Na média nacional, esse desempenho fica acima do considerado como equilíbrio nas finanças (média 100,0 ou mais) e melhor do que o desempenho de companhias estaduais e serviços municipais.

Investimentos por ligação

Importante também ressaltar o desempenho das operadoras privadas em investimento por ligação de água e esgoto. Na média nacional, esse investimento chega a ser 75% maior entre as empresas privadas em comparação com as companhias estaduais, e quase seis vezes maior do que o investido pelos serviços municipais. A diferença de investimento para as companhias estaduais é mais significativa ainda nas regiões Norte, Sul e Centro-oeste.