Novo tempo, novos desafios

 

Estamos publicando a oitava edição do Panorama da Iniciativa Privada no Saneamento, no primeiro aniversário da aprovação do novo marco legal do setor, uma conquista da sociedade que sonha ter: sua água distribuída e bem tratada; e esgotamento sanitário para todos.

O que apresentamos neste primeiro Panorama pós-marco do saneamento básico são dados de uma evolução ainda embrionária, em razão dessa mudança tão significativa trazida pela Lei 14.026/20. Mas já se percebe o entusiasmo das empresas privadas pelo desenvolvimento de um setor que há anos carece de vultosos investimentos.

Apresentamos nesta edição: (a) um sucinto histórico da aprovação da Lei; (b) o volume de investimentos necessários para universalização; (c) editais e licitações que já movimentam o mercado; (d) um esclarecimento sobre as diversas formas de modelagem dos serviços de água e esgoto nos municípios e blocos de municípios; (e) a regionalização como um mecanismo para garantia dos ganhos de escala na prestação dos serviços; (f) os números e os cases de sucesso das concessões operadas pela iniciativa privada ou em parceria com as empresas públicas.

O quadro de concessões privadas é apresentado com uma visão geral das operações; dedicamos ainda um capítulo para mostrar que o saneamento brasileiro será o maior programa ambiental em curso no mundo.

As transformações ocorridas desde a aprovação do Marco Legal do Saneamento poderão ser sentidas em cada página.

Boa leitura!

Percy Soares Neto
Diretor-executivo da ABCON SINDCON