Construindo uma nova história

 

Em julho de 2020, passei a atuar de maneira direta no saneamento e, de imediato, ocupei uma cadeira no Conselho de Administração da ABCON SINDCON.

Foram três anos muito intensos, principalmente se considerarmos que esse período coincide exatamente com a vigência do novo marco legal do setor, arcabouço jurídico que permite vislumbrarmos avanços significativos no sentido de o Brasil alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto.

Esses três anos fazem parte de uma história que vem sendo contada pelo PANORAMA há uma década e que culmina em números muito representativos da presença do segmento privado no saneamento brasileiro.

Hoje, as concessionárias privadas estão presentes em 850 municípios, a partir de 178 contratos, atendendo a 51 milhões de pessoas. O mapa das cidades em que as operadoras privadas atuam praticamente quadruplicou em dez anos.

Em 2021, os investimentos privados em saneamento chegaram a R$ 3,5 bilhões de um total de R$ 16,9 bilhões, ou 21% do total investido no setor. Nos últimos 15 anos, foi o terceiro maior volume de investimentos realizados de nossa parte, numa demonstração de que o impacto do marco legal foi imediato, sinalizando um caminho consistente para termos uma agenda positiva nos próximos anos.

A ABCON SINDCON reúne hoje praticamente todos os operadores privados que estão viabilizando esses importantes investimentos. A associação congrega 16 grupos empresariais, mantendo-se muito ativa em mais um momento de reafirmação das diretrizes que entendemos serem decisivas para a evolução dos indicadores de nosso setor: segurança jurídica, estímulo à concorrência de mercado e consolidação das parcerias público-privadas.

O PANORAMA 2023 traz a público pela décima vez consecutiva um retrato da atuação das concessionárias privadas, demonstrando a relevância de nossa atividade, cada vez mais consolidada e pronta para desempenhar um papel fundamental na evolução do saneamento brasileiro. Nosso anuário acompanha essa evolução, tendo se tornado uma referência e uma inspiração para outras publicações com números sobre o setor.

Ao tornarmos pública mais uma edição do PANORAMA, a entidade traz mais uma contribuição institucional de peso em nosso compromisso com a universalização do saneamento básico. Reafirmamos também, nessa oportunidade, a motivação inabalável em exercer o protagonismo na promoção da participação da iniciativa privada na implementação das metas estabelecidas pelo novo marco regulatório do setor, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto.

Carlos Brandão
Presidente do Conselhos de Administração da ABCON SINDCON