Um projeto socioambiental da Rio+Saneamento, do Grupo Águas do Brasil, vem impactando a vida de estudantes da rede municipal de ensino do Rio.
Seguindo um cronograma voltado a escolas da Zona Oeste da cidade, colaboradores da concessionária promovem palestras sobre consciência ambiental e a importância do saneamento básico.
Até o momento, o projeto visitou as escolas municipais Luiz Edmundo, Benjamin Franklin e Jurema Peçanha, localizadas no bairro de Campo Grande. Cerca de 150 crianças já foram contempladas.
Rio+Saneamento realiza ação em escolas
Para garantir o aspecto lúdico dos encontros, os alunos também são levados ao pátio das escolas para conhecerem o laboratório móvel da empresa.
O veículo é adaptado com os equipamentos necessários para a realização das análises de qualidade da água distribuída à população.
Além de demonstrar como são feitas as análises, técnicos laboratoristas da Rio+Saneamento explicam aos estudantes a importância de se consumir uma água de qualidade, dentro dos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Colaboradores do setor de Qualidade ficam encarregados de explicar, em sala de aula, os caminhos que a água percorre, desde a captação até a chegada às torneiras das residências, incluindo o processo de tratamento.
Um panorama sobre o esgoto também é passado aos alunos.
Iniciativa da Rio+Saneamento aprovada
Aluna do 7º ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Jurema Peçanha, Gabriela Alves comentou sobre os efeitos sentidos por ela após, certa vez, beber água imprópria para o consumo.
“Na época da quarentena, na pandemia, eu e meus pais passamos muito mal porque a água lá de casa não estava boa. Essa ideia de vocês virem aqui e explicar para nós todos esses detalhes é incrível”, elogiou a estudante.
Luiz Cláudio Bastos, diretor da mesma unidade de ensino, aprovou o projeto da concessionária. Segundo ele, este tipo de iniciativa é fundamental para fomentar nas novas gerações o apreço pela água.
“Acreditamos na educação como fator de mudança. Se conseguirmos organizar nossa escola, a comunidade em torno de nós, daremos um grande passo para o futuro”.
Impacto familiar
Entender o ciclo da água auxilia no compartilhamento de informações entre os familiares.
É o que garante a coordenadora do núcleo de Responsabilidade Social e Relacionamento com Comunidades, Sabrina Lima.
Para ela, as crianças são fundamentais no processo de conscientização e utilização da água.
“Com as crianças tendo o uso correto e consciente da água, acreditamos que a gente consiga impactar os pais e, consequentemente, a família na totalidade, valorizando o serviço que eles consomem. Além disso, a consciência ambiental envolvendo o ciclo da água é o ponto central de conhecimento para esses alunos”, conclui Sabrina.
Em 2023, o projeto seguirá levando conhecimento sobre o ciclo da água e reforçando a importância do consumo consciente a mais escolas públicas dos bairros atendidos pela Rio+Saneamento.