Presencial e online, o 8º Encontro Nacional das Águas já está com programação definida. O congresso promovido pela ABCON SINDCON trará muitas experiências bem-sucedidas das operadoras privadas, com especial atenção ao relacionamento com os clientes e a comunidade.

O 8º ENA acontecerá no Amcham Business Center, em São Paulo. As inscrições para o evento são gratuitas e abertas a todos os interessados.

INSCREVA-SE NO 8º ENA AQUI!

 

Experiências de comunicação compartilhadas

O painel “Inclusão social e a experiência das mobilizações no relacionamento com os clientes” acontece no dia 16.08, às 16h.

“Vamos falar das iniciativas de comunicação e relacionamento com os nossos clientes neste momento tão relevante para o setor de saneamento, de aquecimento do mercado, novos contratos e muito mais gente impactada pelas empresas privadas. A ideia é compartilharmos experiências das operações sobre comunicação de um tema que está intimamente ligado à inclusão social, o acesso a água e aos serviços de esgoto. Teremos a chance de debater não apenas como temos nos apresentado para nossos novos clientes, mas também como temos nos conectado com eles”, explica Juliana Calsa (BRK), coordenadora do comitê de comunicação da associação.

 

Convidados do ENA discutem o desafio social do Brasil

Ainda na tarde do dia 16.08, às 17h30, o painel “Desafios Sociais do Brasil e a universalização do saneamento” terá como convidados nomes que estão refletindo sobre o papel das organizações na construção de um país mais justo e menos desigual, como o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles (com participação já confirmada); Edu Lyra, da Gerando Falcões; Fabio Muller, do CIEDS;  e com participação da Unicef.

 

O financiamento ao saneamento vai deslanchar?

Essa é uma das perguntas a serem respondidas no painel “Caminhos para o financiamento da expansão do saneamento” – 16.08, às 14h.

A mesa será mediada por Marcos Thadeu Abicalil (NDB) e foram convidados para o debate Daniela Marques, nova presidente da Caixa Econômica Federal; Solange Vieira, diretora de crédito à infraestrutura do BNDES; e de Alfredo Carvalho, diretor de financiamento de projetos da secretaria nacional do saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Do mercado financeiro, estarão presentes Marcelo Girão (Itaú BBA) e Daniel Vaz (BTG).

O objetivo da mesa é discutir quais as tendências ao financiamento das operações de saneamento no Brasil e o papel dos bancos nesse fomento.

 

Oportunidades de carreira

O segundo dia do ENA vai começar com um assunto de interesse imediato para todos os brasileiros: oportunidades de carreira e empregabilidade.

O boom do saneamento vai gerar muitos empregos, e as empresas do setor já estão buscando, desde já, profissionais técnicos qualificados. Essa demanda é comum, por exemplo, a todas as empresas que venceram leilões no pós-marco legal.

O tema do painel do dia 17.08, às 8h30, é o “Desenvolvimento no setor de saneamento e os Desafios de Formação dos Profissionais Técnicos”.

Serão apresentados relatos das empresas associadas sobre quais as dificuldades que elas encontram na contratação desse pessoal e como elas enfrentam isso.

“Em função do novo marco legal, espera-se uma grande expansão do nível de empregos do setor”, completa Luciana Reis (Águas do Brasil), coordenadora do comitê de Recursos Humanos da ABCON SINDCON.

 

Tecnologia a serviço da universalização e da sustentabilidade

O novo marco legal impõe enormes desafios tecnológicos às operadoras privadas de saneamento, inclusive na disposição de resíduos sólidos.

Por outro lado, há oportunidades que podem surgir a partir desse novo cenário. “Precisamos acelerar e multiplicar os índices de tratamento de esgoto no país.

Esse esforço vai gerar ao final do processo recursos como efluentes e lodo, que podem ser reaproveitados”, explica Giuliano Dragone (GS Inima Brasil), presidente do Conselho Técnico da ABCON SINDCON.

Os três subtemas escolhidos para serem abordados no painel “Desafios Técnicos no Pós-Marco Legal do Saneamento” (dia 17.08, às 10h30) são reuso, lodo e atendimento a zonas rurais.

Especialistas das empresas associadas vão falar sobre experiências bem-sucedidas em cada um desses tópicos.

Não perca!