A empresa é a líder do Consórcio Marco Zero, vencedor do leilão que definiu, no ano passado, a concessão plena de serviços de água e esgoto na área urbana dos 16 municípios do Amapá.
Com a expectativa de investimento de R$ 3 bilhões (segundo estimativa do BNDES) para beneficiar mais de 877 mil pessoas, o consórcio conta com a participação da Sam Ambiental e Engenharia. A outorga, já revertida para os municípios da área de concessão, foi de R$ 930 milhões. O início das operações está previsto para julho, após o período de operação assistida. O contrato de concessão terá duração de 35 anos.
A universalização dos serviços de fornecimento de água no Amapá deve ser alcançada em 11 anos. Hoje, pouco mais de um terço da população tem acesso à água tratada, e apenas 7% dispõem de esgotamento sanitário. A perda atual no sistema chega a mais de 70% da água produzida.
A chegada da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) oficializa a primeira operação do grupo na área de saneamento.
O Grupo Equatorial Energia é uma holding com atuação nos setores de energia, saneamento, entre outros, como telecom. No setor de energia, o Grupo Equatorial atende quase 13% do total de consumidores brasileiros e responde por 7% do mercado de distribuição de energia no país. No Amapá, o grupo será responsável pela prestação dos serviços de distribuição de energia, água e esgoto.
É mais um importante player privado que ingressa no setor para enfrentar o desafio da universalização!