Evento aconteceu pela primeira vez na América Latina com apoio da ABCON SINDCON
Pela primeira vez, o evento World Toilet Summit aconteceu na América Latina. Sua edição de 2019 foi realizada em São Paulo entre os dias 17 e 19 de novembro, em parceria com o Trata Brasil, com apoio da ABCON SINDCON, além de importantes entidades e instituições nacionais e internacionais.
O World Toilet Summit é uma iniciativa do empresário e filantropo Jack Sim, CEO e fundador da ONG World Toilet Organization. O encontro acontece há 18 anos consecutivos em diferentes países e sempre reúne importantes players da indústria do saneamento básico, ONGs, governantes e membros da sociedade civil.
O WTS se tornou reconhecido por deixar um legado transformador nos países em que o sediaram. Na Índia, por exemplo, setores religiosos se uniram com a indústria para criar escolas de ensino técnico focadas em saneamento. Na China, após o evento, a cobertura de banheiros de Pequim foi de 63,7%, em 2004, para 76,5%, em 2014.
No Brasil, a cerimônia de abertura do evento foi marcada pela discussão sobre o novo Marco Legal do Saneamento, inclusive com a presença do relator do projeto na Câmara dos Deputados, o deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP). No encerramento, o diretor executivo do Sistema ABCON SINDCON, Percy Soares Neto, participou de debate sobre o assunto com outras entidades do setor.
Ao todo, foram realizados 12 painéis, que discutiram importantes questões como a desigualdade de gênero, a despoluição de rios, as consequências do saneamento para a saúde pública, mecanismos de financiamento para o setor, mudanças climáticas e o saneamento em favelas e áreas isoladas.