O Conselho Técnico da ABCON SINDCON tem fortalecido suas parcerias com instituições estratégicas para promover um amplo debate sobre as questões tecnológicas. Com isso, os associados encontram no âmbito da entidade uma série de oportunidades de intercâmbio de informações e acesso às novidades do mercado.

Hoje, as parcerias do Conselho Técnico já somam quase duas dezenas de instituições e associações estratégicas, entre elas os ministérios do Desenvolvimento Regional e da Economia, a CNI, a ABNT e entidades como o Pacto Global, a ABDIB, a ABAR e a Abimaq/Sindesam.

Um fruto dessas parcerias é o Convênio de Cooperação Técnica entre a ABNT e ABCON SINDCON. Por meio dele, a ABCON SINDCON é a responsável pela Coordenação do Comitê Brasileiro de Saneamento Básico da ABNT, o CB 177-Saneamento, que atua na normalização no campo de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

O Conselho Técnico também conta com a atividade de seis grupos internos de trabalho, que tratam de incorporar à agenda de discussões técnicas diferentes temas importantes para a atuação das concessionárias.

Os GTs que já foram instituídos são os seguintes: Redes; Produção de Água e Tratamento de Esgoto; Perdas; Eficiência Energética; Gestão de Clientes e Calculadora de Custos, ferramenta
desenvolvida para simular o orçamento dos itens necessários à execução de uma obra de saneamento, seja de esgotamento sanitário ou de abastecimento de água, e que está à disposição dos associados, sendo também comercializada entre não associados.

Todos os grupos já iniciaram o trabalho e no momento realizam o levantamento e a definição de temas técnicos prioritários, com diagnósticos que serão a base para construção do plano de trabalho de cada GT.