Desde 2007, o SINDCON promove pesquisas sobre Recursos Humanos entre suas concessionárias, que têm fornecido dados muito importantes para as respectivas áreas de RH de seus associados.
Iniciada em 2014, a Pesquisa sobre Indicadores de Recursos Humanos das concessionárias privadas é coordenada pela Comissão de Gestão de Recursos Humanos do Sindicato e compartilhada entre os gestores das empresas, que assim podem, a partir dos parâmetros obtidos no estudo, planejar melhor as políticas, práticas e os benefícios oferecidos aos colaboradores do segmento.
Com a pesquisa, é possível, por exemplo, verificar se a carga de treinamento oferecida às equipes está em sintonia com as demandas da atividade, se os indicadores de segurança e saúde ocupacional são adequados, ou se os índices de turnover e absenteísmo são compatíveis com outras empresas do mercado.
São 31 indicadores pesquisados no total, divididos nas áreas de recrutamento e seleção; remuneração e benefícios; administração de pessoal; treinamento e desenvolvimento; e segurança e medicina do trabalho.
Leia Mais > Emprego? Aqui tem.
Atualmente, o terceiro ciclo da pesquisa está na fase de atualização, e a expectativa é que ela seja concluída até dezembro de 2016, de acordo com Roberto Pissinatti, coordenador do projeto.