O saneamento esteve no centro das atenções em diversos momentos ao longo de 2023. O primeiro semestre foi pautado pela discussão sobre a altera- ção dos Decretos que regulamentaram o marco legal do setor. O saneamento esteve no centro de um dos debates mais intensos travados na transição do novo governo federal.

Enquanto isso, concessões importantes foram a leilão, revelando o interesse de entes municipais e estaduais em aderir às diretrizes do marco legal e incremen- tar os investimentos em água e esgoto, a partir da parceria com a iniciativa privada.

Em todos esses momentos a ABCON SINDCON esteve presente, levando suas contribuições e cumprindo sua missão de destacar a importância da presença da iniciativa privada no esforço de uni- versalização do saneamento.

Internamente, logramos diversos avan- ços significativos, seja com a consolida- ção de nosso programa de compliance, seja no incremento do aparato técnico e na modernização da estratégia de co- municação. Esses avanços somente foram possíveis pois contamos sem- pre com o apoio dos associados. Além disso, notamos uma maior integração e participação das empresas e suas equi- pes, o que torna a ABCON SINDCON ain- da mais forte e preparada para enfrentar novos desafios.

É com esse espírito que iniciamos um novo ano, em que as concessionárias privadas de saneamento certamente saberão construir mais um belo capítu- lo de sua história recente de conquistas.

Bom 2024 e boa leitura,

 

Percy Soares Neto,

Diretor Executivo da ABCON SINDCON