Foram 63 inscrições efetivas nas três categorias – Institucional, Gestão e Técnica –, com mais de 150 profissionais envolvidos nesses projetos.

Realizado pelo SINDCON com o apoio da ABCON, o Prêmio Sustentabilidade se consolida como iniciativa voltada para o reconhecimento de projetos inovadores, ações disruptivas e criativas realizadas por empresas privadas de saneamento.

Nove entre as dezenas de projetos inscritos levaram os troféus e os prêmios em dinheiro da grande final, mas todos os que participaram tiveram seus méritos e deram mostras do engajamento dos profissionais das operadoras privadas em torno de soluções e benefícios para a população atendida.

A entrega do 3º Prêmio Sustentabilidade aconteceu na mesma semana em que foi instalada, em Brasília, a Comissão Especial da Câmara Federal para debater e propor novo texto ao Projeto de Lei 3261/19, que estabelece um novo marco regulatório para o saneamento.

O relator da Comissão, deputado Geninho Zuliani, tem a missão de apensar os diferentes projetos que versam sobre o tema e levar à apreciação dos parlamentares um texto conciliatório, que represente um avanço para o setor, tão carente de investimentos.

Geninho é o entrevistado desta edição, que traz ainda outras matérias que ajudam a entender nosso papel, como profissionais atuantes no saneamento, nesse momento decisivo para, finalmente, o país dar uma resposta aos 100 milhões de brasileiros que não possuem acesso ao esgotamento sanitário.

A qualidade dos projetos concorrentes ao 3º Prêmio Sustentabilidade é uma mostra do quanto as companhias privadas de saneamento podem contribuir para atingirmos esse objetivo.

 

ALEXANDRE LOPES

Presidente do Sindcon