“Uma nova fronteira social e econômica para o Brasil” é o tema da edição deste ano
O marco legal do saneamento já movimenta o mercado da forma como se esperava? Qual o potencial de expansão a ser explorado nos próximos anos, a partir do cenário de segurança jurídica que se instala com a consolidação da Lei 14.026/20? Que desafios o Brasil precisa enfrentar para atingir a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033? Por que o saneamento se candidata, desde já, a se consolidar como um dos maiores drivers de crescimento econômico do Brasil no período pós-pandemia?
Para tentar elucidar essas e outras questões de grande importância, leitores de todas as especialidades já podem contar com o Panorama da Participação Privada no Saneamento 2021.
O anuário preparado pela ABCON SINDCON chega à sua oitava edição, com 144 páginas. A publicação foi apresentada em julho, um ano após a publicação do novo marco legal do setor.
O Panorama 2021 traz como tema “Uma nova fronteira social e econômica para o Brasil”. A edição é composta de capítulos com análises e compilações de dados estatísticos sobre o saneamento e a atividade das concessionárias privadas em operação no país. A publicação apresenta considerações sobre as demandas para consolidação da nova lei, e mostra os impactos aguardados com os novos investimentos que estão por vir.
A apresentação das mudanças ensejadas com o novo marco legal do saneamento e a análise do impacto da lei em seu primeiro ano de vigência abre o Panorama 2021, seguida de um capítulo em que são confrontados os principais números do setor como todo e os dados específicos da participação privada. Na sequência, são perfilados os indicadores que demonstram a importância do saneamento na retomada econômica do país.
Para facilitar a consulta, a seção que traz as iniciativas bem-sucedidas das concessões privadas foi ampliada e dividida em temas conforme o perfil dos avanços obtidos, seja na economia local, gestão, operação, tecnologia e bem-estar social. Vários exemplos de iniciativas alinhadas com as práticas ESG são listados.
O Quadro de Concessões traz os números consolidados do SPRIS (Sistema de Informações do Segmento Privado do Setor Saneamento), o sistema de dados que reúne os números de investimento e os indicadores de desempenho das operadoras privadas em todo o país.
Por fim, o Panorama é também fonte de consulta para todos os stakeholders da associação que desejam saber mais sobre os programas de compliance e outras práticas de moderna gestão adotadas pela ABCON SINDCON.
O lançamento do Panorama 2021 reuniu no dia 27 de julho autoridades, parlamentares e especialistas para discutir o primeiro aniversário do novo marco legal do saneamento. Confira a íntegra do evento aqui.