Workshop mostra princípios para quem deseja liderar a gestão de processos operacionais no saneamento

Workshop resultou no eBook “Métodos, Sistemas e Gestão por Processos”

Realizado pelo SINDCON em julho e dedicado a seus associados, o workshop sobre Controle e Gestão Operacional reuniu 32 pessoas e promoveu atividades de qualificação sobre o tema.

Além de apresentações de especialistas, o grupo participou de trabalhos em grupo e discussões sobre o papel do gestor nas concessionárias de saneamento.

Como resultado do trabalho apresentado e construído no Workshop, o Sindcon publicou o eBook “Métodos, Sistemas e Gestão por Processos”, Clique aqui e acesse.

Os Programas de Capacitação do SINDCON fazem parte do planejamento estratégico da entidade e têm o objetivo de contribuir para a alta performance e diferencial de desempenho das concessionárias e seus colaboradores.

Tomada de decisões é um dos conceitos básicos

Segundo Fernando Luzio, sócio-fundador e chairman da Luzio Strategy Group, ser um gestor demanda alguns princípios fundamentais:

  • Tomada de decisões: concorre com as atividades burocráticas, que, infelizmente, costumam tomar mais da metade do tempo do gestor.
  • Percepção da realidade: importante valorizar a comunicação e o alinhamento de informações.
  • Assumir compromissos: que podem ser de diferentes naturezas, como por exemplo o foco em diretrizes estratégicas, a administração de recursos, processos ou pessoas.

Luzio enfatiza que as cinco marcas de um bom gestor são a capacidade de delegar, conceder espaço à equipe, apoiar, reconhecer e, finalmente, tomar decisões. Todas essas aptidões podem e devem ser desenvolvidas.

“Liderar pessoas não é um ato natural. É preciso dedicação e disciplina”, aconselha.

O presidente do Conselho Diretor do SINDCON, Giuliano Dragone, acrescenta que a boa gestão requer indicadores que demonstrem o resultado das ações implantadas e sinalizem avanços e necessidades de ajuste. Isso não significa ter uma visão limitada a números e estatísticas. “Como gestor, precisamos ir além dos dados financeiros e ter uma abordagem mais abrangente na condução dos processos e das equipes”, aconselha.

Leia para saber mais:

  • “Inteligência Emocional”, de David Goleman, editora Objetiva
  • “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge, editora Best Seller
  • “Gerenciando o Lado Humano da Empresa”, de Douglas McGregor, editora Qualitymark
  • “Liderando a Mudança”, de John P. Kotter, editora Campus/Elsevier
  • “O Mito do Empreendedor”, de Michael Gerber, editora Fundamento