Cursos do SINDCON realizados em parceria com a Hydrus estão abertos para profissionais de nível primário

Inclusão laboral – Em um setor como o saneamento, que precisa construir no Brasil mais de 300 mil quilômetros de rede de esgoto para universalizar os serviços, esse conceito precisa ser levado a sério. A capacitação de trabalhadores que estão na linha de frente das operações – montadores, encanadores e outros – é tão ou mais importante do que a oferecida por cursos técnicos, superiores ou de MBA de pós-graduação.

Mas o que se vê em matéria de treinamento e capacitação nas organizações é exatamente uma concentração de esforços nos níveis estratégicos e táticos das concessionárias, que hoje representam 30% da pirâmide organizacional. O atual cenário mostra que 70% da mão-de-obra é formada por colaboradores que não têm a oportunidade de se capacitar e, consequência disso, possuem menor chance de inserção laboral.

Esse quadro, reconhecido pelo SINDCON como um entrave ao desenvolvimento das concessionárias, pode começar a ser revertido a partir de agora. Um contrato de parceria assinado com a Hydrus Capacitação vai oferecer, durante o ano de 2018, três cursos para profissionais de nível primário.

“A realização dos cursos nas regiões evita deslocamentos grandes, o que muitas vezes impossibilita a participação dos colaboradores das concessionárias”, afirma Alexandre Lopes, presidente do SINDCON. “Além disso, as aulas presenciais proporcionam ao grupo contato direto com o formador. O material de ensino é baseado em uma metodologia francesa de sucesso, adaptada às condições do saneamento no Brasil”, completa.

O parceiro – a Associação Hydrus Brasil é uma pessoa jurídica, constituída em 2015, por prazo indeterminado, como uma organização civil sem fins lucrativos, administrativa e financeiramente autônoma e independente de qualquer filiação política ou religiosa. É uma parceria da Lima Azevedo Engenharia e Consultoria Empresarial e o Office International de l´Eau (OIEau), empresa francesa referência no setor do saneamento básico. Localizado na França, o OIEau conta com um centro de informações e treinamento na cidade de Limoges e alcançou, em março de 2016, cem mil pessoas capacitadas.

A parceria com o SINDCON permitirá a realização de três cursos, entre as opções possíveis.

 

Confira as possibilidades de cursos a serem oferecidos pela Hydrus*:

Estes são os cursos a serem oferecidos pela parceria SINDCON-Hydrus:

Inserção Laboral – Inserção laboral de desempregados no setor de saneamento

 

Governança das Águas – Gestão das águas pluviais e do risco e inundação
– Reutilização e reciclagem da água na indústria
– Melhoria/práticas de irrigação e reutilização das águas
– A energia nos serviços de água e na indústria 
Técnico Operacional (1) Água – Perdas e vazamentos
– Tratamento 
Técnico Operacional (2) Esgoto – Automação
– Bombas e estações elevatórias
– Estações de tratamento de esgoto

 

*A agenda de cursos realizados com o SINDCON ainda será definida.