Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a São Simão Saneamento Ambiental, com apoio da Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico (AMAE), promoveu uma série de atividades dirigidas a moradores do município de São Simão, Goiás. Além de iniciativas institucionais, o projeto ofereceu ações sociais, como a doação de caixas d’água para famílias de baixa renda da cidade.
Durante o evento São Simão Saneamento em Movimento, atendentes da empresa ficaram à disposição dos clientes para atualizar dados, tirar dúvidas, abrir Ordens de Serviço e renegociar débitos pendentes no Atendimento Itinerante. A Ouvidoria Itinerante da AMAE também esteve presente acolhendo todo tipo de reclamação, elogio e fazendo esclarecimentos.
O encontro acolheu quem ainda não possui reservatório de água em casa. Dezenas de famílias em vulnerabilidade social que moram em bairros que ainda não foram contemplados com os investimentos em rede de água e que ainda não possuem estrutura para armazenar o recurso foram cadastradas para receber a doação de caixa d’água. O objetivo é garantir autonomia de abastecimento de água por 24 horas, durante a conclusão da hidrometração e dos estudos técnicos.
O evento contou, inclusive, com diversão para a criançada com brinquedos, pipoca e educação ambiental. “A primeira edição do São Simão Saneamento em Movimento aproximou a empresa da comunidade e explicou a importância do saneamento básico para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Gostamos tanto do resultado e desse contato mais próximo, que já estamos programando a segunda edição. A ideia é torná-lo fixo em nosso calendário institucional”, explica o diretor da companhia, Danniel Monteiro Saldanha de Andrade Lincoln.
A São Simão Saneamento Ambiental está trabalhando de forma contínua para que o abastecimento de água em São Simão e Itaguaçu passe a ser ininterrupto – pela primeira vez na história. Para isso, é necessário investimento em infraestrutura, o que tem sido feito desde a assunção do serviço, em agosto de 2022.
Até então, os moradores não pagavam pelo uso da água. E por não haver essa cultura, São Simão tem um consumo individual elevadíssimo, dobrando a média nacional diária por pessoa de 150 litros (em São Simão são 330,5 litros por dia por pessoa). A empresa busca a aproximação dos moradores, a fim de explicar essas condições e se colocar à disposição para melhorias e esclarecimentos.