No dia 08 de março, a empresa Verde Ambiental Alagoas S.A., assinou com o governo do Estado de Alagoas o Contrato de Concessão dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário nos municípios do Bloco C, que abrange 27 cidades do Litoral Norte e a Zona da Mata do Estado. A operação vai atender mais de 400 mil alagoanos, com investimentos na ordem de R$ 1 bilhão, durante os próximos 35 anos.
Estiveram presentes na solenidade, o governador do Estado Renan Filho, autoridades, representantes de entidades de classe, secretários do governo, representantes da agência reguladora, prefeitos das cidades contempladas nos contratos do Bloco B e C – que foram assinados na mesma solenidade – além de veículos da imprensa. Vaney Iori e Gérman Sánchez González foram os representantes legais da Verde Ambiental Alagoas que assinaram o Contrato de Concessão, juntamente com o Governador Renan Filho, os representantes da Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL) e suas testemunhas.
Alexandre Lopes, da Verde Ambiental Alagoas, em seu pronunciamento afirmou o trabalho duro que a empresa terá pela frente e que a formação das equipes contará com profissionais das cidades contempladas no projeto, gerando emprego local. “Respeitamos os princípios da sustentabilidade, priorizando a parceria com os fornecedores locais e engajamento com a sociedade alagoana. Não abriremos mão das mais modernas tecnologias e modelo de gestão para tocar o projeto”, comenta o CEO.
O evento de assinatura aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, onde estavam presentes mais de 160 convidados, que ainda teve transmissão ao vivo para toda a população, por meio dos canais do Governo de Alagoas e da Sefaz nas redes sociais.
É o quinto leilão regional de saneamento realizado após a vigência do novo marco legal do setor, a Lei 14.026/2020, fortalecendo ainda mais o modelo de parcerias entre os setores público e privado, concedendo segurança jurídica aos operadores, o que motiva a iniciativa privada acelerar os investimentos que permitirão que o país atinja a universalização dos serviços até 2033.
“Conte conosco Governador e sociedade Alagoana! Nosso compromisso é levar os melhores serviços de água e esgotamento sanitário para a população. O desenvolvimento sustentável e a promoção da igualdade só serão possíveis quando TODOS tiverem acesso a água potável e seus esgotos coletados e tratados” finaliza, Alexandre Lopes.
O Estado de Alagoas foi pioneiro na iniciativa e continua a avançar rumo a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário com a assinatura dos novos Contratos de Concessão regionalizadas com parceiros privados, que elevará o Estado a patamares privilegiados no ranking de saneamento nacional.