ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Gaivota Saneamento lança projeto Guardiões da Natureza

    28/10/2019

    A Gaivota Saneamento, empresa do Grupo Atlantis, lança seu novo projeto socioambiental, Guardiões da Natureza, que trabalhará a educação ambiental com 80 crianças e adolescentes, de sete a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. O projeto foi lançado dia 26 de outubro, às 14h, no salão Santo Expedito, em conjunto com a Festa da Família, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Balneário Gaivota.

    O Projeto tem como objetivo contribuir para a adoção de boas práticas socioambientais com ênfase a sustentabilidade, e que contemplem a convivência familiar e comunitária. Os encontros serão semanais no CRAS- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

    “Um dos propósitos da Gaivota Saneamento é a procura permanente de soluções inovadoras e sustentáveis em fornecimento de água e esgotamento sanitário. Mas também, defende os princípios da cidadania e realiza ações sociais que visam o desenvolvimento humano das comunidades onde atua, como é o caso da implantação do projeto Guardiões da Natureza”, avalia o superintendente, Gian Scandolara.

    O Projeto Guardiões da Natureza, busca oportunizar a vivência no mundo natural de maneira lúdica e artística como caminho da educação ambiental e da formação de uma nova geração de defensores da natureza, o principal objetivo é proporcionar às crianças e adolescentes uma formação cidadã, consciente da necessidade de sustentabilidade e proteção ao Meio Ambiente, com sua participação efetiva no processo do descarte dos resíduos sólidos.

    O programa será dividido em módulos como: a relação com o meio ambiente, elementos da Terra(água, fogo, água, ar), as dificuldades/facilidades vivenciadas pela comunidade escolar em relação ao lixo; quantidade de lixo produzida diariamente no espaço escolar; o tipo de lixeiras utilizadas na escola; incentivar para o processo de reciclagem e compostagem, mostrando sua importância ao contexto ambiental; o incentivo na coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha; mapear, monitorar e proteger as nascentes, rios, lagoas e praias de forma a combater a poluição destes ambientes.

    “Sobre o aspecto econômico dentro do projeto, a intenção também é trabalhar a geração de trabalho e renda para jovens com a implantação da coleta seletiva do lixo local, serão treinamentos específicos voltados para gestão de educação ambiental”, declara assistente Social e responsável pela Responsabilidade Social, Gerenciamento e Gestão de Projetos do Grupo Atlantis, Ivânia da Silva May.

    O Guardiões da Natureza será dividido em modelos com a realização de oficinas sobre: Eu e Ambiente: Conceitos Básicos; Água, Ar, e Terra no Contexto Ambiental; Nosso Lixo de cada dia: Eu Lixo Zero; Educação ambiental: Somos a Mudança que Queremos.

    A duração do projeto será de doze meses com a diplomação dos Guardiões.

    Compartilhe:
    Translate »